07/11/2022

‘Integra CRAS’ reunirá mais de mil atendidos pela Assistência Social

“Política pública de assistência social também se faz com ações que integram a comunidade, desenvolvem o sentimento de pertencimento e colocam o cidadão como protagonista na construção de alternativas para o enfrentamento das vulnerabilidades.” Essa é a afirmação da secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, ao anunciar a primeira edição da ação comunitária “Integra CRAS”.

Marcado para 3 de dezembro, o evento vai reunir 1.200 pessoas atendidas pelos centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Núcleo de Socialização Infantojuvenil e Programa Criança Feliz, na Fundação de Esporte e Lazer de Uberaba (Funel).

O objetivo da ação pioneira da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), é o de fortalecer os vínculos familiares e comunitários e de discutir sobre as potencialidades e fragilidades de cada território para adequar o modelo assistencial ao perfil da população local. Para isso, durante evento, os participantes serão divididos conforme o CRAS de abrangência de onde moram.

Também haverá stands de divulgação da rede de proteção social básica, juntamente com instituições do terceiro setor. Para o público infantojuvenil, a programação inclui atividades recreativas, espetáculo de circo e brinquedos infláveis.  A Prefeitura fornecerá refeições e transporte de ida e volta para os participantes.

"Integrar essas comunidades é dar a oportunidade da população em vulnerabilidade se manifestar, conhecer seus direitos e tudo aquilo que a proteção básica do Município tem a oferecer na busca da emancipação", conclui Gicele.