11/10/2022

Decreto desobriga uso de máscaras em Uberaba e recomenda para quem tem sintomas respiratórios

A Prefeitura de Uberaba, por meio do Decreto Municipal nº 3.013, publicado na edição desta segunda-feira (10) do Porta-Voz, torna facultativo o uso de máscara ou cobertura facial sobre o nariz e a boca no âmbito do Município, recomendando o uso para aqueles que apresentarem sintomas respiratórios. A decisão, orientada pelo Comitê Técnico de Enfrentamento da Covid, formado por integrantes da Secretaria de Saúde (SMS), leva em conta o efetivo monitoramento dos indicadores de transmissibilidade da doença e o arrefecimento da pandemia.

Até o novo decreto, as máscaras eram exigidas em unidades da área da saúde e no transporte coletivo. A partir de agora, apenas os profissionais de saúde devem seguir as normas regulamentadoras do serviço, em relação ao uso de máscara facial, especialmente as recomendações do Ministério do Trabalho e do Ministério da Saúde. Isso significa que a determinação não interfere nas práticas de proteção individual e de terceiros, em locais como blocos cirúrgicos, por exemplo.

Entre os dados que fundamentam a decisão, estão índices coletados na análise da semana 40 da avaliação da Covid em Uberaba (02 a 08/10/2022), segundo os quais houve 230 casos positivos, 757 negativos, com média diária de 141 testes. Além disso, 50% do público com vacinação de primeiro reforço e 50% com vacinação de segundo reforço. A taxa de ocupação UTI ficou em 3% e a de ocupação de enfermaria em 6%.