13/09/2022

Saúde Municipal celebra 34 anos do SUS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) são parceiros do evento "SUS todo dia, em todo lugar: 34 anos em defesa da vida", que acontece de 19 a 21 de setembro de 2022, no Centro Educacional da UFTM, na Av. Getúlio Guaritá, nº 159 – Bairro Nossa Sra. da Abadia.

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde, Aline Nayara Afonso de Rezende Tristão, as unidades de saúde do Município começaram nesta segunda-feira (12) atividades alusivas às comemorações do SUS. “Em cada unidade teremos ações com essa temática e estamos reforçando a importância da atualização do Cartão SUS. Os profissionais da saúde estão esclarecendo sobre o fluxo dos diversos serviços prestados, bem como sobre os atendimentos ofertados”, informou Aline.

O evento, além de celebrar os 34 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), será também espaço de compartilhamento de experiências de assistência, educação, extensão e pesquisa visando contribuir para o aprimoramento do Sistema. Além do CMS e da SMS, a ação foi construída por meio da parceria com Fundação Gregório Baremblitt, Diretório Acadêmico Gaspar Vianna e Departamento de Saúde Coletiva da UFTM. Conta, ainda, com o apoio de centros acadêmicos, ligas acadêmicas (Liga Acadêmica de Saúde Integral de Populações Periféricas - LASIPP; Liga Acadêmica de Humanização Sarakura), de integrantes de Programa de Extensão "Territórios de Vida" e do Grupo de Estudos do Direito à Saúde - Geds da UFTM.

Conforme os organizadores, o evento terá atividades nas diversas instituições da Rede SUS; mobilização na Feira da Abadia em Uberaba; apresentação de comunicações orais e de pôsteres; mesas-redondas, conferências e exposição de artes. As comunicações e pôsteres abrangerão relatos de experiência sobre a atenção integral realizada na Rede, iniciativas de ensino, de extensão e apresentação de resultados de pesquisas.

As inscrições deverão ser realizadas até 19 de setembro pelo Sistema UFTMnet (sistemas.uftm.edu.br). Em caso de eventuais dúvidas, pode-se consultar o tutorial para inscrição. O evento é direcionado a usuários do SUS, comunidade acadêmica, trabalhadores, gestores e pesquisadores e comunidade em geral.

O período de envio de trabalhos será até 1º de setembro. Confira os critérios de submissão de trabalhos. Na coordenação do projeto está a professora Rosimar Alves Querino, vinculada ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS). Mais informações ou eventuais dúvidas poderão ser consultadas pelo e-mail sus34anos@gmail.com ou pela Secretaria do Departamento de Saúde Coletiva: (34) 3700-6951.