Portal do servidor

Portal do servidor

menu

12/09/2022

Defesa Social e Sintracol reúnem-se para rodada de negociações

Greve dos trabalhadores do transporte coletivo de Uberaba está suspensa até nova audiência conciliatória, marcada para o dia 22 de setembro, informou o secretário de Defesa Social, Glorivan Bernardes. Ele recebeu o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo de Uberaba (Sintracol), Roberto Alexandre Vieira, e representantes da Confederação Nacional de Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL), nesta segunda-feira (12), para discutir sobre a reinvindicação salarial dos trabalhadores e os resultados da audiência conciliatória realizada nesta segunda.

 

Com a data marcada para nova rodada de negociações, o presidente do Sintracol se comprometeu com o secretário Glorivan a suspender a greve até o dia da audiência. De acordo com Glorivan, o Município também se comprometeu a buscar soluções para atender a pauta dos trabalhadores.

 

“O Município intervém como concessionária do serviço público para evitar prejuízo para os usuários do sistema de transporte coletivo. O sindicato veio nos comunicar que até essa próxima reunião, o movimento grevista está suspenso, e até o dia 22 trabalhamos na busca de recursos que a empresa precisa para fazer essa negociação junto aos motoristas”, relatou Glorivan.

 

Subsídio Federal - Uberaba já fez o registro junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional em Brasília e aguarda publicação, até o dia 23 de setembro, dos municípios habilitados e quais os valores a serem repassados para cada cidade, dentro da Emenda Constitucional 123/2022.

 

A emenda coloca que os municípios que dispõem de serviços regulares em operação de transporte público coletivo urbano, semiurbano ou metropolitano receberão assistência financeira em caráter emergencial para custeio ao direito da gratuidade dos idosos até 31 de dezembro de 2022.

 

“A gratuidade dos idosos está prevista no Estatuto do Idoso desde 2003 e a União não criou nenhuma fonte de custeio para esse benefício. Chegando ao Município, o valor será repassado para a operação, inclusive para buscar diminuir o desequilíbrio contratual que existe”, explicou Glorivan.

VEJA TAMBÉM

CODIUB © 2022. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.