08/09/2022

Sagri beneficia Agricultura Familiar com composto orgânico

A Secretaria do Agronegócio  (Sagri) beneficiou, em setembro, agricultores familiares e o Cemei da Comunidade de Santa Fé, com composto orgânico.

De acordo com o titular da Sagri, Agnaldo Silva, a ação foi em conjunto com as secretarias de Meio Ambiente (Semam) e Serviços Urbanos e Obras (Sesurb). Ao todo, foram distribuídos 240 metros cúbicos de composto orgânico para 14 horticultores em São Basílio e Santa Fé. O Centro de Educação Infantil Professora Zita Therezinha Capucci, em Santa Fé, também foi contemplada com o produto.

Agnaldo explicou que o composto orgânico é proveniente de galhos e folhas de árvores triturados pelo serviço de poda da Sesurb. “Posteriormente, o material é acondicionado pela Secretaria do Meio Ambiente no Horto Municipal, ficando em decomposição por longo período. A compostagem, ora distribuída, permaneceu por 12 meses nesse processo."

Como esse trabalho de poda é uma constante, Agnaldo frisou que a produção do composto seguirá e com previsão de distribuições semestrais aos agricultores familiares. Ele até adiantou que a Sagri fará serviço de encanteiramento do espaço, a fim de melhorar o aproveitamento do material acondicionado. Além disto, acrescentou, será feita mistura de estrume de gado ao composto.

Sobre os horticultores contemplados, o secretário disse que a proposta é de fortalecer a produção de hortifrutigranjeiros no Município, assim como da fruticultura, lembrando que um produtor de maracujás também foi beneficiado.