23/08/2022

Servidores da Saúde têm atividade de preparação para aposentadoria

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde lotaram o auditório da Pasta, na manhã desta segunda-feira (22), para encontro de um projeto-piloto cujo objetivo é preparar o servidor municipal para a aposentadoria. A ação é desenvolvida pela Seção de Assistência Social e Psicológica ao Servidor (Sasps) e aborda aspectos financeiros, psicológicos, mexendo também com a autoestima dos funcionários que estão perto da aposentadoria. A Seção prepara mais encontros como esse, atingindo outras Pastas da Administração Municipal.

De acordo com a chefe da Sasps, Erika Vanessa Silva, a ideia é abordar servidores com dois anos ou menos para a aposentadoria. “A gente vai tratar das questões afetas ao processo de aposentadoria, ajudando-os a buscar outros objetivos na vida, mostrando que a vida não se resume a trabalho, e a importância de se preparar financeiramente também”, informou.

Outro ponto é o aspecto psicológico, traduzido em manifestações como o sentir-se inútil com a inatividade no serviço e, com isso, o medo da depressão e suas consequências. O foco é preparar-se para o fim de um ciclo e, ao mesmo tempo, procurar outras metas para a vida. Nesta segunda, o psicólogo Arnaldo Júnior dos Santos falou com os servidores sobre temas como a autoestima e o cuidado consigo mesmo e o fim do ciclo profissional.

A dica de Erika Vanessa é que os servidores nestas condições, isto é, próximo da aposentadoria, comecem um planejamento, incluindo pela questão financeira.  Preparar-se pode significar o resgate de sonhos antigos, como a produção de atividades artesanais e várias outras que podem demandar tempo antes tão raro para o seu desenvolvimento.

É importante pensar, acrescentou a chefe da Sasps, em atividades para o bem-estar, valorizar o contato com a família e com os amigos. O objetivo desse grupo é que esse ciclo seja o mais tranquilo possível. Aí pode entrar também um “hobby” antigo, uma atividade prazerosa que o servidor não fazia antes por falta de tempo.