04/08/2022
Dando sequência à I Semana da Diversidade LGBT+, aconteceu, nesta terça-feira (2), a Roda de Conversa sobre saúde mental LGBT, com o objetivo de levantar discussões acerca das violações sofridas por este público, como bullying, abandono, preconceito e outras formas de violação.
O evento aconteceu no anfiteatro da UFTM e contou com a presença de especialistas na área de saúde mental, Karin Casarini e Walter Amora, do Departamento de Psicologia da UFTM, e da diretora do Departamento de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Pimenta.
Para o psicólogo Walter Amora, o evento tem grande relevância, pois está "articulando a Prefeitura e os vários setores da Universidade", afirmou. Ainda segundo Amora, a saúde da comunidade LGBT+ vai além da saúde mental, e ações, que ganham força política, são fundamentais para consolidar, "por meio das políticas públicas, projetos que deem conta de atender às especificidades dessa população", enfatizou.
A discussão sobre saúde faz parte dos quatro eixos de atenção à comunidade LGBT+, que inaugura uma série de pesquisas para compreender todo esse universo. Além da saúde, emprego e renda, educação e violência fazem parte do escopo do 1º Mapeamento LBGT+ da história da cidade de Uberaba.
O Mapeamento será realizado em duas etapas, sendo que a primeira etapa acontecerá até o mês de novembro, e a segunda etapa até o mês de julho de 2023.