11/07/2022

Sesurb abre licitação para reforma de ecopontos

Os 11 ecopontos municipais existentes em Uberaba vão passar por reforma e reestruturação, de acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras, Pedro Arduini Guedes. Foi publicado o Edital n° 008, para contratação de empresa de engenharia para a realização desse serviço. O prazo-limite para entrega dos documentos de habilitação e proposta de preços é dia 26 de julho. O valor estimado da licitação é R$ 1.194.021,91.

Segundo Pedro, os ecopontos foram criados por meio da Lei 12.305 de 2 de agosto de 2010 e não tiveram qualquer reforma substancial, se degradando ao longo do tempo. Desde o início da atual gestão foi feito um trabalho de levantamento de todos os problemas na estrutura física. Foram encontrados alambrados destruídos, facilitando invasão e vandalismo, prédios queimados, baias quebradas e piso inadequado. “Para a mudança necessária, a fim de que os ecopontos se ajustem dentro da legislação vigente, é preciso uma mudança de paradigma e o primeiro passo é a adequação física”, disse.

A revitalização dos ecopontos pretende dar estrutura e identidade para esses locais, criando espaço para que os resíduos sejam coletados e destinados de maneira correta.

Localização - Os 11 ecopontos têm grande importância para o meio ambiente, afinal são os locais oficializados para descarte até de materiais como sofás velhos, camas e armários, entulhos de material de construção, podas de árvores em pequenos pedaços, papel, papelão, vidro e alumínio e, ainda, pequena quantidade de amianto.

É permitido o descarte de até um metro cúbico (1.000 litros) de resíduos por vez nessas caçambas. Somente não podem ser colocados lixo comum, pilhas, óleo, material hospitalar e industrial. Vale lembrar que o descarte irregular de lixo e entulho é passível de sanções e multas por parte da Prefeitura de Uberaba.

Os ecopontos funcionam das 7h30 às 18h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 7h30 às 16h.