30/05/2022
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, vai promover palestras de sensibilização e alerta aos fumantes sobre os males do cigarro, bem como informar sobre os serviços ofertados pela rede de atendimento, destinados àqueles que desejam parar de fumar. Os eventos estão programados para amanhã (31), Dia Mundial sem Tabaco.
“Atualmente a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza na rede de atenção oito Unidades com atendimento individual e em grupo para usuários que desejam parar de fumar. Os interessados devem procurar as Unidades de Saúde para acolhimento e mais informações”, informou a chefe do Departamento de Atenção Básica, Aline Tristão. Ela disse, ainda, que nesta terça-feira será aproveitado o movimento das próprias Unidades de Saúde, nas salas de espera, para abordar os alertas do Dia Mundial sem Tabaco.
O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) é o responsável pela divulgação e elaboração do material técnico para subsidiar as comemorações em níveis federal, estadual e municipal.
Segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde, o tabagismo é uma doença causada pela dependência física à nicotina e causa aproximadamente 50 doenças diferentes. O tabagismo ativo ou passivo (quem convive ao lado de fumantes) prejudica a saúde de quem fuma e de quem não fuma, podendo levar à morte.
Além das oito Unidades atendendo atualmente esta demanda, a SMS prepara outras para ampliar a oferta do apoio antitabagismo.
Unidades que atendem quem quer parar de fumar: UMS Abadia; UMS Maria Teresa/ Bairro de Lourdes; USF Julieta/Recreio dos Bandeirantes; USF Planalto; UMS Aluízio Prata/Elza Amui; USF Norberto/ Morada do Sol; Eurico Vilela/ Centro; USF Palmira Conceição/Santa Rosa.