18/05/2022

Governo Municipal testa adultos e crianças contra Covid na rede de atenção à saúde

O Governo Municipal passou a atender adultos e crianças no reforço à testagem da população com sintomas gripais do terceiro ao sétimo dia, no conjunto de ações de controle da Covid-19. A testagem desses públicos é feita nas seis Unidades Matriciais de Saúde (UMSs) e no Centro de Atendimento da Covid (Cecovid/URS São Cristóvão).

As equipes da rede municipal de saúde promovem essa testagem para identificar os possíveis casos positivos e retirar os contaminados de circulação social, além de fazer o monitoramento dessas pessoas.

A Secretaria de Saúde esclarece que, caso a criança atendida nas Unidades Matriciais ou no Cecovid precise de atendimento médico após a testagem, ela é encaminhada ao Hospital da Criança. Os pacientes positivos são referenciados para atendimento na Unidade ou no Telessaúde (0800 940 0019).

Nesta semana, o Hospital da Criança recebeu a visita de equipe de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, que realizaram treinamento da testagem Covid à equipe da instituição, visando agilizar o atendimento dos pacientes pediátricos.

Com a queda na temperatura, nos últimos dias, houve impacto também no volume de crianças levadas ao Hospital da Criança, com sintomas gripais. A unidade é responsável pelo Pronto Atendimento Pediátrico a pacientes do SUS.

O atendimento intensificado nas Unidades Matriciais de Saúde vai das 17h às 21h, e inclui: UMS Aluízio Prata (Av. Professora Maria da Paz, 305 esq. c/ R. Guilherme Capucci – Elza Amui, telefone 3331-0103); UMS Álvaro Guaritá (Av. Umuarama, 520 - Vallim de Melo, Tel. 3314-6621); UMS Ézio de Martino (Rua Presidente Wenceslau Vaz, 33 - Boa Vista, 3322-3228); UMS Roberto Árabe Abdanur (Rua Dr. Edelweis Teixeira, 60 – Mercês, 3316-2448); Clínica da Família (Av. Orlando Rod. Cunha, 2.229, Abadia, Tel. 3322-6362); UMS Valdemar Hial Junior (Av. Ivanilda Delduque Souza, 222 – Tancredo Neves esq. c/ Av. Lucas Borges, Tel: 3321-5604).

A unidade Cecovid (URS São Cristóvão) funciona das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira; aos sábados, das 7h às 16h, e aos domingos, das 7h às 11h. O telefone é: 3322-1489.