22/11/2023

Prefeitura divulga programação de ações do Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Em celebração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, a Prefeitura de Uberaba promove, a partir da próxima segunda-feira (27), série de ações de sensibilização e serviços de saúde.

As atividades serão coordenadas pela Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde. O objetivo é conscientizar a população sobre a doença e os métodos de prevenção.

Em Uberaba, as testagens para infecções sexualmente transmissíveis (IST) podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), de forma gratuita e sigilosa.

Na segunda-feira (27) e na terça-feira (28), as equipes dos Agentes Comunitários de Saúde passam por treinamento sobre IST, a partir das 8h.

O auditório Safira da UFTM será palco da apresentação dos Fluxos de Atendimento CTA, no Simpósio de Luta Contra a Aids - UFTM. O encontro será às 18h30, no próximo dia 29 de novembro.

Na quinta-feira (30), às 8h, será realizado pedágio educativo com distribuição de cartilhas e preservativos na avenida Nenê Sabino, de frente à Universidade de Uberaba.

Já em 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado em data que foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), serão intensificadas ações nas UBSs e Matriciais com Testagem Rápida de IST. Na mesma data, a partir das 14h, terá início o 2º Simpósio de Luta Contra a Aids, no Anfiteatro Cecília Palmério (Uniube Centro).

No sábado (2), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) também estará aberto, das 8h às 12h, para testagem de ISTs. No domingo (3), será realizada ação de prevenção na Feira da Abadia, a partir das 8h.