07/11/2023

Secretaria de Defesa Social tem novo titular

A partir de terça-feira (7), a Secretaria de Defesa Social (SDS) de Uberaba receberá o coronel veterano da Polícia Militar de Minas Gerais, Roberto Benigno da Silva, como novo titular. A oficialização da transição de comando foi publicada na edição do Porta-Voz desta segunda-feira (6).

O coronel Benigno é bacharel em Direito, formado pela Faculdade de Direito do Oeste de Minas, localizada em Divinópolis-MG. Sua carreira na Polícia Militar inclui diversos cargos e funções, assim como de professor de disciplinas como Direito Penal comum e militar, Legislação básica da PMMG e Processos administrativos da PMMG para diferentes cursos de formação e aperfeiçoamento.

Na cidade de Uberaba, ele teve a responsabilidade de comandar o 4º Batalhão e, posteriormente, a 5ª Região da Polícia Militar. Além disso, o coronel Benigno desempenhou a função de secretário de Segurança, Trânsito e Transporte na Prefeitura de Uberaba durante os anos de 2002, 2003 e 2004.

Ele assume a pasta da SDS em substituição ao coronel Alexandre Marcelo Costa de Oliveira, a quem a prefeita Elisa Araújo expressou seu agradecimento pela parceria na gestão desde 2021, tanto como secretário-executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comseg) quanto como secretário de Defesa Social desde novembro de 2022.

De janeiro de 2021 a novembro de 2023, período em que Alexandre esteve na gestão, o Comseg passou por reestruturação, com estruturação da Central de Fiscalização de Penas Alternativas (Cefipa) e reativação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) em Uberaba, com assembleia, registro da nova diretoria, e elaboração de proposta de doação de terreno, efetivada este ano. Também foi responsável pelo restabelecimento do Fundo Municipal de Segurança Pública do Município e da elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública, bem como a retomada da Comissão de Monitoramento da Violência em Eventos Esportivos e Culturais (Comoveec), entre outros.