21/09/2022

Vigilância Sanitária retoma blitz noturna em estabelecimentos comerciais

Foto: Divulgação

A Vigilância Sanitária de Uberaba retomou, neste mês, as fiscalizações noturnas em estabelecimentos da categoria bares, restaurantes e similares. A ação mira unidades do comércio com dispensa de alvará sanitário, como alguns restaurantes e bares, conforme a legislação que regulamenta o Plano de Liberdade Econômica Municipal, de outubro de 2021.

Embora sejam dispensadas do alvará, as casas do gênero estão sujeitas a inspeções por parte dos agentes da Vigilância, braço da Secretaria Municipal de Saúde que se dedica à verificação de irregularidades acerca de procedimentos sanitários. São verificadas normas na manipulação de alimentos, higienização e utilização correta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Nas rondas noturnas, caso os fiscais se deparem com estabelecimentos obrigados à apresentação de alvará sanitário para funcionamento, esses são prontamente cobrados, dentro das normas sanitárias previstas. A blitz noturna estava paralisada em função da pandemia e voltou a ocorrer no dia 9 de setembro deste ano.

Boas práticas - Durante o trabalho de fiscalização noturna, os responsáveis pelos estabelecimentos são instruídos a encaminhar seus colaboradores diretos para a capacitação de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, oferecida pelo Governo Municipal, por meio da Sala Mineira do Empreendedor, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), em parceria com a Vigilância Sanitária.

O curso, ofertado gratuitamente, é voltado ao Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) e para potencial empreendedor que trabalha com alimentos no Município. O conteúdo programático da capacitação inclui: higiene pessoal, doenças transmitidas por alimentos, manipulação higiênica de alimentos e contaminantes alimentares.