WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR

DENGUE..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

26/03/2024

Uberaba será a primeira cidade do Sudeste a se tornar um Geoparque pela Unesco

Foto: Arquivo

Nesta quarta-feira (27), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) divulgará os novos geoparques mundiais. O Aspirante Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes foi recomendado como um Geoparque Mundial no ano passado e, agora, aguarda a oficialização da chancela. 

 

A partir das 11h, será promovida solenidade de anúncio no auditório da Prefeitura de Uberaba. O evento será aberto com apresentação da Orquestra Municipal e a transmissão ao vivo da reunião da Unesco, em Paris, para anúncio da chancela, a partir das 12h - horário de Brasília. 

 

Posteriormente, às 13h, haverá uma coletiva de imprensa, no gabinete da prefeita Elisa Araújo, com a presença do vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, entre outras autoridades que prestigiarão o evento. Às 16h, uma carreata irá sair da Prefeitura Municipal, percorrendo as principais vias da cidade para anunciar a chancela. 

 

Para celebrar a conquista, o grupo Samba Surf e o cantor SAN, voz que fez história no Sambô, se apresentam no Centro de Eventos da ABCZ - Rômulo Kardec de Camargos, a partir das 18h. Importante destacar que o acesso é gratuito, mas a capacidade do local é para 1.500 pessoas, conforme ordem de chegada.

 

O Geoparque Uberaba será o primeiro de Minas Gerais e da região Sudeste e o sexto do país. Essa chancela trará inúmeros benefícios ao Município e ao estado de Minas Gerais, como a promoção do turismo, o fomento de pesquisas científicas em relação ao patrimônio geológico, a conscientização sobre a conservação e a valorização do patrimônio cultural e histórico, além do desenvolvimento da economia e do empreendedorismo local. 

 

A realização do evento é da Prefeitura de Uberaba - por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec) e Fundação Cultural de Uberaba (FCU) -; Associação Geoparque Uberaba; Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ); Sebrae-Minas; Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Câmara Municipal de Uberaba. O evento também conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais (Secult) e do Ministério do Turismo. 

 

Convênio fortalece o Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes - Também nesta quarta-feira, após a oficialização da chancela, o Sebrae Minas e a Prefeitura de Uberaba irão assinar convênio para potencializar e promover iniciativas que impulsionam o turismo, a valorização da identidade regional e o desenvolvimento econômico local sustentável. 

O convênio irá promover ações incluídas até o final de 2024. Entre as iniciativas está a realização de capacitações gerenciais para artesãos, produtores rurais e pequenas empresas, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento oferecido aos turistas. Haverá ainda iniciativas voltadas para o fortalecimento da governança, por meio do apoio à Associação Geoparque Uberaba, articulação de novas parcerias públicas e privadas, e a troca de experiências e boas práticas com outros geoparques brasileiros.

 

Secretaria Especial de Comunicação

OUTRAS NOTÍCIAS