17/05/2022

Uberaba recebe ministro da Pesca, Pecuária e Lácteos da Índia para discutir parcerias

A prefeita Elisa Araújo e a Diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) receberam na segunda-feira, 16, a visita do ministro da Pesca, Pecuária e Lácteos da Índia, Parshottam Rupala, e sua delegação de empresários, em Uberaba. Entre os integrantes da delegação estava o embaixador da Índia no Brasil,  Suresh Reddy.

A recepção teve como um de seus objetivos abrir as portas de Uberaba para investimentos internacionais e troca de experiências e tecnologias. Entre os assuntos discutidos, a colaboração para melhoramento genético das raças zebuínas, originárias da Índia e importadas para o Brasil para ABCZ há quase 100 anos. A exportação de queijos e derivados para a Índia também foi citada.

Segundo a prefeita, o momento é muito importante, pois abre possibilidades para o Município. “Os empresários que fazem parte da delegação indiana se mostraram muito encantados com a nossa cidade e a força econômica que o Zebu traz pra ela”, pontuou Elisa.

Mercado - Uberaba concentra duas das maiores centrais de produção e comercialização de sêmen do país: a Alta Genetics e a ABS Pecplan. De acordo com a Associação Brasileira da Inseminação Artificial (Asbia), 467.964 doses de aptidão corte foram exportadas para 10 países durante o ano de 2021.