08/05/2026

Uberaba participa de encontro nacional do Suas e reforça compromisso com a proteção social

Um auditório cheio acompanha atentamente um evento com música ao vivo na frente.

Foto: Divulgação

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) de Uberaba participa do Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) – Sudeste, em Campinas (SP). O evento, que começou nesta quinta-feira, 7, e termina nesta sexta-feira, 8, reúne gestores, técnicos e representantes da política pública de assistência social de diversos municípios para discutir avanços, desafios e perspectivas do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Representando o município de Uberaba, participam do encontro a coordenadora do Núcleo de Planejamento Estratégico da Seds, Elisa Kiosz da Silveira, e o chefe do Departamento de Planejamento, Gestão, Projetos e Convênios, Marcos Alberto Rodrigues.

Mesmo sendo um encontro regional da região Sudeste, o evento reúne representantes de todo o país, com forte presença de gestores e técnicos dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além da participação de municípios de outras regiões brasileiras, ampliando o alcance dos debates.

Com o tema “O Suas na perspectiva municipalista: avanços, desafios e sua função na consolidação da proteção social brasileira”, o encontro promove discussões estratégicas sobre planejamento, proteção social, vigilância socioassistencial, garantia de direitos e os desafios futuros da política de assistência social.

A programação conta com conferências, painéis temáticos e grupos de trabalho que abordam temas como a função de proteção social no Suas, vigilância socioassistencial, planejamento, defesa e garantia de direitos, além da construção de estratégias para o fortalecimento da gestão pública e do pacto federativo. 

Entre os principais pontos em debate estão o fortalecimento da assistência social como política pública garantidora de direitos, a importância da proteção social diante das vulnerabilidades e violações de direitos e a necessidade de inovação na gestão e no planejamento das ações.

Segundo Elisa, a participação de Uberaba em espaços como esse é fundamental para o aprimoramento das políticas públicas no município.

“Esses eventos são essenciais para o diálogo entre gestores e técnicos de diferentes municípios, além de permitir acompanhar os avanços do Suas e compreender o que vem sendo discutido nas esferas estadual, regional e nacional. A presença de representantes da Secretaria Nacional de Assistência Social, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e do Conselho Nacional de Assistência Social fortalece ainda mais esse espaço de debate”, destacou.

A coordenadora ressaltou ainda que encontros técnicos e regionais possibilitam a troca de experiências entre os municípios, contribuindo diretamente para a melhoria dos serviços ofertados à população.

“A troca de experiências permite conhecer práticas exitosas desenvolvidas em outros territórios e também compartilhar ações realizadas em Uberaba, fortalecendo a assistência social enquanto política pública garantidora de direitos”, completou.

A participação de Uberaba no encontro reforça o compromisso do município com o fortalecimento do Suas, por meio da qualificação técnica, do planejamento estratégico e da construção coletiva de soluções voltadas à proteção social da população.

Secretaria Especial de Comunicação

OUTRAS NOTÍCIAS

Programa Nacional de Transparência Pública Selo Programa Nacional de Prevenção à Corrupção Selo de certificação de transparência
Prefeitura Municipal de Uberaba

Atendimento ao público: 12h às 18h

Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000

CODIUB © 2025 Governo Municipal de Uberaba. Todos os Direitos Reservados.