08/08/2022

Uberaba inicia campanha de multivacinação

Foto: Arquivo

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Central de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde, vai proporcionar a atualização dos cartões de vacinas de menores de 15 anos. A ação faz parte da campanha de multivacinação, lançada neste domingo pelo Ministério da Saúde, que será finalizada no dia 9 de setembro. Uma das metas é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade.

A enfermeira Priscilla Amaral, referência técnica da Central de Vacinas, informou que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal estarão empenhadas na campanha, incluindo as Unidades Matriciais de Saúde (UMSs), que possuem horário de atendimento estendido até à noite, de segunda a sexta-feira.

As vacinas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Serão disponibilizadas todas as vacinas e, no dia 20 de agosto, haverá o "Dia D da Vacinação", quando as pessoas terão as Unidades de Saúde reforçando a vacinação, com foco na poliomielite, pois casos da doença voltaram a aparecer em alguns países, como Israel e Estados Unidos, informa o Ministério da Saúde.

Unidades de Saúde - Atendem das 8h30 às 12h e das 13h às 16h, nas seguintes unidades: UBS D. Aparecida Conceição (Parque São Geraldo); UBS Jacob José Pinto (Cássio Rezende); UBS Juca Inácio (Santa Maria); UBS Julieta Andrade (Recreio dos Bandeirantes); UBS Maria de Oliveira (Primavera); UBS Norberto (Morada do Sol); UBS Beija-Flor; Caism (Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher / Pq Mirante); Centro de Saúde Prof. Eurico Vilela (Centro); USF Dr. Edson Luiz Fernandes (Residencial 2000); UBS Dr. João Francisco Naves Junqueira (Rio de Janeiro); USF Dr. Romes Cecílio (Morumbi); USF Dr. Edison Reis Lopes (São Cristóvão); UMS George Chireé (Alfredo Freire); USF Inimá Baroni (Amoroso Costa); UMS Maria Tereza (Bairro de Lourdes); USF Rosa Maria Frange Montes do Nascimento (Cartafina); USF Virlânea Augusta de Lima (Maracanã); e UMS Luiz Meneghello (Volta Grande); UBS Lecir Nunes Ramos (Parque das Américas).

O atendimento tem horário estendido, das 8h30 às 12h e das 13h às 20h, nas Unidades Matriciais: UMS Aluízio Prata (Elza Amui); UMS Álvaro Guaritá (Vallim de Melo); UMS Roberto Árabe Abdanur (Mercês); UMS Valdemar Hial Junior (Tancredo Neves); UMS Ézio de Martino (Boa Vista); e UMS Tibúrcio Teixeira dos Santos (Abadia).

Nas comunidades rurais, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h: USF Francisco José S. Sabiá (Ponte Alta); USF Nossa Senhora Aparecida (Serrinha); USF Fausto Cunha (Borgico/Calcário); USF Sebastião Lima Costa (Capelinha do Barreiro/Baixa); USF Dr. Aziz Miguel Hueb (Santa Fé).