Uberaba apresenta experiência exitosa em congresso brasileiro de telemedicina

Foto: Freepik

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Uberaba participa a partir desta quinta (11), até 14 de abril, do XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde em Goiânia (GO). No evento será apresentada experiência exitosa colocada em prática no Município, de “Teleconsultoria em Endocrinologia como Mediadora da Atenção Especializada e Primária de Saúde”.

O projeto foi colocado em prática a partir de fevereiro de 2024, após observação de sobrecarga e aumento de filas de espera, quando foi verificada a necessidade de alternativas. A SMS identificou que muitas das condições clínicas dos pacientes encaminhados para o serviço especializado eram passíveis de manejo na Atenção Primária à Saúde. Assim, a gestão municipal implementou o fluxo compulsório de teleconsultoria, antes do encaminhamento ao serviço.

As teleconsultorias são feitas por webconferência, duas vezes por semana, operacionalizadas por uma assistente social, e a teleconsultora é uma médica endocrinologista que atende os usuários. Os casos que realmente necessitam do serviço especializado são encaminhados para agendamento, sendo identificada a prioridade.

Segundo a SMS, a partir da experiência vivenciada de teleconsultoria, mesmo frente ao reduzido tempo do projeto, é possível verificar que a ferramenta no serviço especializado é promissora. Considerando o modelo implementado, destaca-se que a estratégia pode ser expandida para outras especialidades no Município, com a finalidade de aumentar a resolubilidade da Atenção Primária à Saúde, otimizando recursos e encaminhamentos desnecessários, impactando na redução das filas de espera.

O trabalho tem como autores o coordenador da Unidade de e-Saúde da Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital de Clínicas da UFTM - rede Ebserh, Joilson Meneguci, orientado pela médica endocrinologista do Centro Municipal de Diabetes e Hipertensão (Cemdhi) da SMS, Elisabete Aparecida Mantovani Rodrigues de Resende, e das também profissionais da pasta, Maria Cristina Strama e Fernanda Carolina Camargo.