23/06/2022

Sorgo tem 35 mil hectares plantados na safrinha em Uberaba

Conselho de Previsão de Safra de Uberaba, em reunião neste mês, aponta que o Município plantou em torno de 35 mil hectares de sorgo e 20 mil hectares de milho na safrinha 2022. As colheitas começam neste final de junho.

Os trabalhos de fechamento da safrinha contaram com representantes da Secretaria do Agronegócio (Sagri) e da Emater. Os conselheiros entendem que a safrinha do sorgo, em se tratando de área plantada, está praticamente conclusa. Agora em 2022, foram plantados 35 mil hectares do grão, incluindo sorgo forrageiro e granífero. A constatação segue tendência regional de aumento na área plantada em comparação com 2021.

Já o milho safrinha, de acordo com Petrônio Silva, extensionista da Emater, ainda não foi possível contabilizar toda a área plantada. O que ele espera fazer até o último dia deste mês. “Até o momento, apuramos o plantio de 20 mil hectares de milho safrinha, o que, se confirmado, ficará aquém dos 35 mil estimados pelo Conselho”, relatou. Petrônio ressaltou a importância de se esperar o fechamento dos 100% da lavoura de milho no Município.

Quanto à colheita das duas lavouras, os técnicos entendem que ambas estão tardias. Porém, a do sorgo começou nesta segunda quinzena de junho, enquanto que a do milho só vai acontecer no final de julho.

Para o agrônomo Salvador Miziara, da Sagri, assim como para os demais membros do Conselho de Safra, a expectativa de produtividade é significativa tanto para o sorgo quanto para o milho safrinha. “Para quem plantou o milho até o final de fevereiro, se beneficiou com as chuvas e deve colher até 120 sacas por hectare. Já quem fez o plantio tardio, apesar das chuvas de abril e maio, enfrentou veranico que deve afetar um pouco a produção, ficando a produtividade entre 80 e 100 sacas”, disse. Ele enfatizou que com o sorgo é a mesma coisa. Segundo Salvador, a produtividade do sorgo deve variar entre 45 e 75 sacas por hectare em Uberaba. No geral, frisou ele, as lavouras estão bem formadas e com grande quantidade de grãos.

Para o secretário adjunto do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani, de longe os números são bem melhores que os do ano passado, quando em decorrência de geadas e escassez de chuvas foram registradas perdas de até 62% na safrinha. “Estamos felizes com a confirmação da área estimada de sorgo e mesmo que a de milho fique um pouco aquém da prevista (o que é uma projeção), em ambas, a boa produtividade é visível. Em minhas andanças tenho visto o quanto as plantas da atual safrinha estão bem granadas”, salientou.