02/07/2024

Seminário traz discussões sobre o trabalho infantil durante dois dias

Foto: Divulgação

“Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil: seus desafios e perspectivas, é o tema do seminário promovido pela Prefeitura Municipal de Uberaba, nos dias 2, no auditório Turmalina da UFTM e, em 3 de julho, na Escola Municipal Geni Chaves.

Com realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds),  da Fundação de Ensino Técnico Intensivo Dr. Renê Barsam (Feti),  da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), o evento gratuito traz na programação palestras, mesa-redonda, oficinas e debates.

Milton Neres de Resende Junior, diretor regional de Desenvolvimento Social da Sedese, trouxe em sua explanação a importância de se discutir o quanto o trabalho infantil está intrínseco na evolução histórica de nossa sociedade e como isso ainda influencia os dias de hoje.

“É crucial discutir a evolução histórica da infância, destacando como as crianças foram exploradas como mão de obra barata. Essa perspectiva histórica serve de pano de fundo para o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que visa proteger crianças de atividades laborais prejudiciais ao seu desenvolvimento educacional, emocional e social.”

Após a palestra, a mesa-redonda, composta por técnicos da rede socioassistencial de Uberaba, trouxe desde dados, dificuldades, problemas em comum - como a deficiência de captação de dados para alimentação do sistema, necessidade de fortalecer as políticas públicas  para conter o problema do trabalho infantil e vulnerabilidade social, sensibilizar a sociedade sobre o trabalho infantil enquanto violência à dignidade humana, até a importância da rede de apoio e do acolhimento às crianças, jovens e suas famílias.

Dados da Superintendência Regional do Trabalho (de 2019 e 2022) trazem Minas Gerais como o segundo Estado em quantidade de crianças e jovens envolvidos com o trabalho infantil. São mais de 285 mil e destas, quase 120 mil exercem alguma das piores formas de trabalho infantil, segundo a Lista TIP. No Brasil, estão nessa situação 1,8 milhão de crianças e adolescentes.

De acordo com o assistente social da Seds, Cacildo Neto, o Seminário traz a proposta de fortalecer a rede de proteção e o Sistema de Garantia de Direitos, espaço privilegiado para o debate profícuo a fim de fomentar as políticas de atendimento, proteção e justiça a favor das crianças e adolescentes de Uberaba. “Por estes e outros motivos, é tão importante trazer o assunto à tona para toda comunidade”, finalizou.

Secretaria Especial de Comunicação