19/05/2022

Semed avança na elaboração do Projeto Político-Pedagógico das escolas de Ensino Fundamental

Gestores das 31 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal participaram do 2º Encontro Formativo sobre a elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) a ser implantado nas unidades escolares a partir do segundo semestre letivo de 2022.

O PPP está sendo elaborado pela Secretaria de Educação (Semed), por meio da Diretoria de Ensino/Departamento de Ensino Fundamental, sendo a última ação junto aos diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos, semana passada, conduzida pela assessora Andréia Richittelli.

O Projeto Político-Pedagógico é um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mudança da realidade, em busca de qualidade educacional, sucesso e permanência dos alunos na escola. É uma ferramenta para a formação do cidadão”, apontou a diretora de Ensino da Semed, Luciana Cruvinel.

Segundo a chefe do Departamento de Ensino Fundamental, Mara Gennari, o projeto em si é um processo de construção e organização do trabalho pedagógico da escola como um todo, com princípios de gestão democrática, qualidade e igualdade.
Neste último encontro, as equipes gestoras das escolas foram orientadas sobre como redigir o Ato Situacional e Conceitual do PPP.

As ações em torno do Projeto Político-Pedagógico também já avançaram ao ponto da composição das comissões, formadas por representantes dos professores, do quadro administrativo e das famílias, as quais participarão do processo de elaboração dos PPPs de cada Unidade de Ensino.

A construção do projeto é feita sempre que novos gestores assumem a condução das unidades escolares, como aconteceu na rede municipal com a certificação promovida ano passado e nomeação em dezembro.

Nesta terça-feira, 17, a Semed reuniu os coordenadores pedagógicos e professores que atuam nas 19 unidades de ensino de tempo integral/oficinas de contraturno, com alunos de 4 e 5 anos, da rede municipal.

O encontro teve como temática "Significando o Tempo Integral: Jornada Ampliada, criança na escola" e visou dar sentido nas ações lúdicas com a intenção pedagógica.