19/09/2022

Semam realiza atividades para comemorar chegada da Primavera e os dias da Árvore e da Fauna

Foto: Freepik

Em comemoração ao Dia da Árvore (21), ao Dia de Proteção à Fauna e ao início da Primavera (22), o Governo Municipal, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), vai realizar atividades de educação ambiental no Parque Municipal Mata do Ipê, na quarta-feira (21), das 14h às 16h. A prefeita Elisa Araújo fará a abertura do evento e também plantará pitangueiras, acompanhada pelos alunos da Escola Municipal Esther Limírio Brigagão.

Segundo o titular da Semam, Edno da Silveira, foi firmada parceria com a empresa Smurfit Kappa indústria, multinacional com unidade em Uberaba, que atua no segmento de embalagens baseadas em papel, fabricadas de forma ecológica e sustentável. A empresa está presente em 34 países por todo o mundo.  As matérias-primas são provenientes de suas próprias fábricas de papel, 100% renováveis e produzidas de forma sustentável, ajudando seus clientes na redução de possíveis impactos ambientais negativos.

A chefe da Seção de Educação Ambiental da Secretaria, Victória Caroline Silva das Virtudes, destacou que a parceria com essa empresa de responsabilidade socioambiental, vai enriquecer a atividade proposta, levando conhecimento e informação a todos que participarem e que são multiplicadores e formadores de opinião. “Essa é mais uma ação desenvolvida pela Semam para levar informação e educação à sociedade, para que tenhamos um meio ambiente cada vez mais presente em nossas ações diárias, respeitado e cuidado pela comunidade”, disse.

Durante o evento serão realizadas atividades da equipe da Semam com os estudantes que são Agentes do Meio Ambiente. “Esse é um dos grupos de liderança dentro das escolas municipais, multiplicadores das informações e práticas preservacionistas dentro daquela comunidade”, explicou o secretário.

De acordo com o biólogo da Semam, Paulo César Franco, as atividades envolvem trilha, bate-papo acerca das curiosidades das árvores, dicas e cuidados sobre o Meio Ambiente e produção ecológica de embalagens de papelão.

Concomitantemente, duas outras atividades serão desenvolvidas, considerando a importância das datas, especialmente o Dia da Árvore. Uma delas envolve o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental do Rio Uberaba (APA do Rio Uberaba) que realizará reunião ordinária, excepcionalmente, no Parque Municipal Mata do Ipê, “o que vai permitir aos alunos receber explicações sobre a APA do rio Uberaba, o que é o Conselho e sua importância”, informou a presidente Amanda Santana dos Santos.

Também haverá exposição do artista plástico e pedagogo Maurício Araújo Farias, com a mostra “Artes plásticas com material reciclado”.