11/08/2022

Semam protocola processo licitatório da Mata do Carrinho na SAD

Foto: Arquivo

O secretário do Meio Ambiente, Edno Silveira, protocolou na Secretaria de Administração (SAD), o processo licitatório da Mata do Carrinho. Segundo ele, a informação da SAD é de que o certame será encaminhado amanhã para a Procuradoria-Geral (Proger) e, se tudo estiver correto juridicamente, é possível que até o final da semana que vem já esteja publicado nos diários oficiais do Município, Estado e União, bem como em órgão de grande circulação local.

A partir da publicação começa a correr o prazo de pelo menos 30 dias para apresentação de propostas e cerca de 60 dias, para homologação da empresa vencedora.  Enquanto isso, em caráter emergencial, a força-tarefa multissetorial continua trabalhando para apresentar soluções emergenciais para o Parque.

Edno informou que até o final da semana vai voltar com representantes da Guarda Municipal para verificar o que é necessário em termos de obras para adequação das instalações para que o canil já seja implantado no local. “Isso trará maior segurança ao Parque”, disse.

O grupo já se reuniu traçando algumas diretrizes de ação. Finalizado o projeto, a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) estará colaborando para executar o trabalho.

Ele destacou que a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) também foi acionada para colaborar com a construção do aceiro interno no entorno da Mata do Carrinho, para facilitar a locomoção e rondas no interior do Parque.

Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação irá colaborar na busca de parceiros na iniciativa privada para a colocação de alambrados, que neste momento será de forma provisória, especialmente na parte de trás da Mata. “Os recursos para esses reparos emergenciais estão sendo levantados, inclusive junto à iniciativa privada”, afirmou.

A Semam disponibilizou um servidor a mais que vai monitorar o local, munido de abafador, bomba-costa e enxada, para agir assim que for detectado algum foco de incêndio.
A Prefeitura de Uberaba fez um acordo judicial com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, com previsão de execução das obras em 24 meses. No entanto, a equipe técnica da Semam estima que, após iniciadas, as obras de revitalização serão concluídas de nove a 12 meses, se não ocorrer nenhum imprevisto técnico. Os recursos da ordem de R$ 2 milhões, oriundos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, já estão garantidos e aprovados pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam).