12/04/2024

Saúde suspenderá cirurgias eletivas da rede pública

Foto: Freepik

Diante da necessidade de garantir assistência aos casos de urgência e emergência de seus munícipes e dos 26 municípios da região Triângulo Sul, a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, suspenderá as cirurgias eletivas na rede pública pelo período de dez dias, a partir de segunda-feira, 15. A medida nao inclui as cirurgias oncológicas, cardíacas e obstétricas.

A suspensão das cirurgias eletivas se deve à alta demanda por leitos hospitalares. Sendo assim, ocasiona uma escassez de leitos para atendimento de pacientes de urgência e emergência.

A rede privada ficará sob acompanhamento da SMS, podendo, a qualquer momento, se necessário, também ter as cirurgias eletivas suspensas.

A medida foi estabelecida, após reunião promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, na tarde desta sexta-feira, 12, com os prestadores das redes pública e privada.

As unidades hospitalares que atendem pelo SUS foram notificadas oficialmente da decisão, ainda na sexta-feira. Decreto sobre a suspensão será publicado na próxima edição do Porta-Voz, de 15 de abril.

Uma reavaliação sobre a ocupação de leitos será feita na próxima semana, sendo que o prazo de suspensão das cirurgias eletivas pode ser revisto a qualquer momento, mediante melhora do cenário de disponibilidade de leitos.