17/05/2022

Sagri faz repasse em definitivo de trator à Comunidade de São Basílio

O Governo Municipal, por meio da Secretaria do Agronegócio (Sagri), repassou em definitivo, nesta semana, para a Associação dos Produtores Rurais de São Basílio, trator usado da marca New Holland, com valor de mercado estipulado em R$31.200,00.

O documento, um termo de doação, comprovando o repasse do veículo de forma definitiva, foi entregue pelo secretário adjunto da Sagri, José Geraldo Borges Celani, à secretária da entidade, Cláudia Cordeiro. O trator, com outros seis, oriundo de emenda parlamentar, foi cedido pela Prefeitura de Uberaba e Sindicato Rural no ano de 2003. Além de São Basílio, receberam tais tratores, na mesma época, as comunidades da Serrinha, Mata da Vida, Santa Rosa, Peirópolis, Baixa e Capelinha do Barreiro.

De acordo com José Geraldo Celani, a medida vai dar à Associação de São Basílio autonomia para fazer destinação, a melhor que entender, ao trator. “Tem comunidade que pretendia reformá-lo, mas não agiu assim pelo fato de não ser a proprietária do veículo. Agora, com este documento, a entidade poderá recuperar o trator, fazer sua manutenção e até, vendê-lo. Afinal, o bem agora é da Associação e é ela quem decidirá o que melhor convier para os associados”, disse.

O secretário adjunto do Agronegócio informou que a ideia é estender este repasse definitivo também para as outras seis associações beneficiadas com tratores no passado. “Afinal, as comunidades têm dificuldades na manutenção do equipamento.” José Geraldo ressaltou que uma boa opção para cada associação, a partir do momento que receber em definitivo o trator da Prefeitura, é cobrar valor módico pela prestação de serviço, o que garantirá recursos para a manutenção.

No caso do trator repassado a São Basílio, a secretária Cláudia Cordeiro relatou que ele não tem condições de uso. “Precisamos reformar ou trocar o motor. Para tanto, já temos potenciais parceiros em vista para colocá-lo em funcionamento”, disse, satisfeita com a atitude tomada pelo Governo Municipal.

A Secretaria do Agronegócio comunica que para receber o trator, por meio de termo de doação, a associação precisa estar em dia com a sua documentação.