20/09/2022

Restaurante Popular é inaugurado com refeição saudável e acessível

Foto: Divulgação

A Secretaria de Desenvolvimento Social abriu as portas, nesta terça-feira (20), do Restaurante Popular de Uberaba, após quase 12 anos da assinatura do convênio. O objetivo é oferecer refeição saudável a preço acessível. A Cozinha Social, onde a comida é preparada, também foi inaugurada.

Localizado na Avenida Nelson Freire, 980, no bairro Leblon, o restaurante funciona das 11h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira. O almoço custa R$ 5 e contém arroz, feijão, preparação proteica, guarnição, salada, sobremesa e suco. No primeiro dia, foi servida feijoada.

O usuário pode comer no local ou levar para casa, mediante o adicional de R$ 1 pela embalagem. O pagamento é no dinheiro ou PIX. A unidade de segurança alimentar é aberta a todos, mas tem como público-alvo as pessoas de baixa renda.

Durante o discurso, a prefeita Elisa Araújo lembrou que a inauguração do restaurante foi um dos compromissos assumidos no início da gestão. "Há 10 anos, a população espera a abertura dessas portas. Esse equipamento é para o povo que está em vulnerabilidade social e merece uma alimentação de qualidade. É garantia de direitos da população", disse a prefeita.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, a entrega é um marco na garantia da segurança alimentar do Município. "Nosso objetivo é oferecer à comunidade uma alimentação de qualidade e acessível. Iniciamos com a oferta de almoço e o próximo passo é oferecer café da manhã e jantar a preço popular também", adiantou.

Também presente ao evento, o vereador Almir Silva, defensor do Restaurante Popular, parabenizou o atual governo pelo empenho na causa. "Esse restaurante é para as pessoas carentes, para as pessoas que passam dificuldade e que agora vão poder se sentar a uma mesa e comer uma comida gostosa, balanceada e num valor bem acessível", destacou o parlamentar.

O modelo de operação do Restaurante Popular é por concessão. A empresa Top Quality Alimentação, de Mairiporã (SP), venceu a concorrência lançada em abril pela Prefeitura de Uberaba e conquistou o direito de explorar o negócio por cinco anos. A concessionária é responsável pelo preparo, fornecimento e distribuição das refeições, além do serviço administrativo.

Além do refeitório, onde a comida será servida, o contrato prevê a concessão de uso do imóvel e equipamentos da Cozinha Social, no bairro Boa Vista, para preparo da refeição. O transporte da comida será feito em veículo adaptado. A empresa poderá usar toda a estrutura para atender a outros negócios também.

Pelo edital, a Secretaria de Desenvolvimento Social fiscalizará os valores cobrados pela concessionária, a manutenção dos equipamentos e imóveis e se a empresa está seguindo as normas de higiene e nutricional no preparo das refeições. A Secretaria também custeará a conta de água e energia dos dois imóveis.

Histórico. O convênio para implantação do Restaurante Popular de Uberaba foi assinado em dezembro de 2010 junto ao então Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O prédio do refeitório foi entregue em 2015, porém nunca abriu as portas ao público. O funcionamento da unidade de segurança alimentar foi um dos compromissos assumidos pela atual gestão, com o contrato de concessão assinado em agosto deste ano.