16/07/2022

Prefeitura usará sistema eletrônico para fiscalizar despesas públicas

A Controladoria-Geral de Uberaba utilizará o Sistema de Gestão de Trilhas de Auditoria (SGTA), da Controladoria-Geral do Estado de Goiás, para fiscalizar as despesas públicas e combater fraudes no âmbito do Município. O extrato do termo de cooperação com o Estado foi publicado nesta semana no Porta-Voz da Prefeitura.

A partir do cruzamento de bases de dados, a ferramenta detecta possíveis irregularidades nos gastos públicos, da despesa com pessoal às compras públicas. As trilhas de auditoria podem indicar, por exemplo, acumulação ilegítima de cargos por servidores, pagamento indevido de horas-extras, aquisições com sobrepreço, vínculos societários entre empresas que disputam uma licitação ou inconsistências em informações de contratos e despesas.

De acordo a controladora adjunta do Município, Júnia Camargo, atualmente as auditorias internas são realizadas manualmente, de forma permanente em áreas de risco de gestão e sob demanda nos casos pontuais. Com a adoção do sistema informatizado, a expectativa do órgão é ampliar a capacidade de identificação de inconsistências e garantir respostas rápidas para corrigir os problemas.

"O sistema vem para otimizar o trabalho de controle interno, como uma importante ferramenta de prevenção e correção de irregularidades. Detectado algum indício de inconsistência pelas trilhas eletrônicas, vamos adotar medidas imediatamente para evitar danos à administração e, se for o caso, apurar as responsabilidades", complementou.

O termo de cooperação entre o Governo do Estado de Goiás e a Prefeitura tem prazo de cinco anos. Com o documento já assinado, o próximo passo é a disponibilização do código-fonte ao Município, para as adaptações necessárias. A cessão de direito de uso do software não terá custos para a Prefeitura.