WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR

DENGUE..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

10/11/2022

Prefeitura realiza primeira etapa do Circuito Viva o Centro nesta sexta (11)

Foto: Arquivo

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), em parceria com a Fundação Cultural Professor Antônio Carlos Marques (FCU) e o Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), lança o projeto "Circuito Viva o Centro". A proposta é que a população possa caminhar por ruas definidas em roteiro para conhecer os principais prédios históricos da cidade. Este ano, dois circuitos serão realizados. 

 

De acordo com a secretária de Planejamento, Isabella Nascimento, o objetivo é chamar a atenção das pessoas para o coração da cidade, que, ao longo dos anos, perdeu espaço para outros grandes equipamentos, como os Shopping Centers.

 

Ela explica que essa dinâmica de chamar a atenção da comunidade acerca da necessidade de construir uma sensação de pertencimento só é possível quando se conhece mais profundamente o lugar. “Essa parte da cidade precisa ser repensada para aferir novas propostas integradas à Revisão do Plano Diretor. As ações objetivam o engajamento na construção de proposições e de soluções conjuntas”, disse.

 

A primeira etapa do Circuito Viva o Centro começa nesta sexta-feira (11), a partir das 15h30. Os participantes vão se reunir em frente ao prédio da FCU, na Praça Rui Barbosa. Durante a caminhada, vão parar em algumas edificações e pontos históricos do bairro São Benedito. O presidente do Conphau, Luís Mário Molinar, explicou que ao longo do percurso haverá paradas, onde historiadores e artistas farão apresentações sobre essas edificações e a importância para a construção de Uberaba. Ao final, haverá um bate-papo na Praça Rui Barbosa, onde a população poderá trocar experiências e fazer sugestões para melhorar o Centro.

 

Luís Mário informou ainda que o segundo Circuito está previsto para o dia 9 de dezembro. Começará na Praça Rui Barbosa, percorrerá a Rua Artur Machado e terminará com um bate-papo na Praça Concha Acústica.

Enquanto isso, os cidadãos serão convidados a preencher os questionários sobre a Revisão do Plano Diretor, disponíveis no portal da Prefeitura (uberaba.mg.gov.br). “Quanto maior a participação da comunidade, mais amplo e assertivo será o diagnóstico sobre a cidade que queremos”, concluiu a secretária.

 

Conheça o roteiro do 1º Circuito Viva o Centro:

 

Saída: sede da Fundação Cultural de Uberaba

Catedral Metropolitana “Sagrado Coração de Jesus” 

Palacete José Caetano Borges 

Travessa Domingos Paraíso, 119 - Casa de Vinhos 

Rua Tristão de Castro, 168 - Empório Abreu 

Rua Tristão de Castro, 180 - Imobiliária Zago

Rua Tristão de Castro, 266 esq. R. Cel. José Ferreira 

Escola Estadual Minas Gerais 

Conjunto Arquitetônico José Maria Barra 

Hotel Tamareiras  Rua Olegário Maciel, 83

Rua Olegário Maciel, 59

Rua Olegário Maciel, 49

Rua Olegário Maciel, 37

Rua Olegário Maciel, 25

Rua Olegário Maciel, 15 Jockey Club de Uberaba

Casarão Fadul Cambraia 

Câmara Municipal de Uberaba “Paço Municipal” 

Solar Castro Cunha 

Encerramento: Praça Rui Barbosa

OUTRAS NOTÍCIAS