19/08/2022

Prefeitura publica edital para retomada da obra da Mata do Carrinho

A Prefeitura de Uberaba publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira (19), aviso de licitação para revitalização da Mata do Carrinho, obra estimada em R$ 1,8 milhão. O edital completo da concorrência estará disponível aos licitantes na próxima quarta-feira (24). Em 2020, a empreiteira contratada para a obra abandonou o serviço devido a não concessão de realinhamento de preços.

As empresas interessadas em participar da concorrência nº 10/2022 têm até às 14h de 26 de setembro para entregar os documentos de habilitação e a proposta de preço. Os envelopes serão abertos no mesmo dia. O julgamento será pelo menor preço. A previsão de conclusão da obra é de 8 meses.

O novo projeto prevê limpeza geral da mata, revitalização das trilhas ecológicas, identificação de espécimes de árvores, implantação de praça de academia ao ar livre e reforma dos quiosques, banheiro público, ponto de apoio da Guarda Municipal e da guarita. A obra também contempla novos alambrados, construção de canil da Guarda e instalação de bancos, lixeiras, bebedouros e postes de iluminação.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Edno Cesar Silveira, enquanto a obra não se inicia, a Pasta trabalha em ações emergenciais para evitar incêndio na Mata. "Disponibilizamos um servidor a mais para monitorar o local, munido de equipamentos para agir assim que for detectado algum foco de incêndio e, caso necessário, acionar o Corpo de Bombeiros a tempo", pontuou.

Quanto à segurança do espaço, Silveira afirma que o Meio Ambiente e outras secretarias estão empenhadas em instalar alambrado provisório e garantir condições para que guardas municipais ocupem o espaço de imediato. “São medidas para evitar que a empreiteira vencedora desista da obra por furto de materiais e falta de segurança aos funcionários. A população de Uberaba não tem acesso a esse parque há anos e aguarda ansiosamente pela sua reabertura", disse o secretário.

Com 13,5 hectares de área e vegetação da Mata Atlântica, a Mata do Carrinho fica na Avenida João XXIII, no bairro Parque das Américas, ao lado do Memorial Chico Xavier.