28/11/2022

Prefeitura lança campanha para mobilizar homens contra violência de gênero; ações seguem até dia 6

Foto: Divulgação

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), por meio do Centro Integrado da Mulher (CIM), lançou nesta segunda-feira (28) campanha para envolver homens na luta contra a violência de gênero. Com o mote #ElesPorElas, a campanha do Laço Branco segue até 6 de dezembro - Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

A cerimônia de lançamento, no anfiteatro do Centro Administrativo, contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, da gerente do CIM, Juciara Moura, da coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Anna Maia, do juiz e diretor do Fórum de Uberaba, Fabiano Veronez, e da vereadora  Rochelle Gutierrez.

"Nós precisamos muito que os homens se unam com a gente nessa frente de defesa da mulher vítima de violência. Nós precisamos que esse assunto esteja em todos os lugares e que todas as pessoas falem sobre ele… Eles por elas”, disse a secretária.

Gerente do Centro Integrado à Mulher, Juciara Moura destacou avanços nos últimos dois anos na causa, como o início do cofinanciamento de vagas em casa-abrigo para vítima de violência doméstica e filhos e a disponibilização de vale-transporte gratuito para que a mulher dê continuidade ao atendimento em outros equipamentos. "Essa demanda não é fácil. Ela não é só minha, não é só da equipe do  CIM, ela é de todos nós. E nesse momento, a gente convida os homens para lutar conosco.”

Por sua vez, o diretor do Fórum de Uberaba, Fabiano Veronez, abordou instrumentos de combate à violência contra a mulher, como a Lei Maria da Penha  e a Lei do Feminicídio.  Segundo o juiz, mais da metade dos processos distribuídos em 2021 à 2ª Vara Criminal, do qual é titular, correspondem à violência doméstica. Para ele, é preciso trabalhar para que o homem compreenda que o tratamento vertical e violento em relação à mulher não é normal. "Ele entende que ele não fez nada. Ele entende que está ele sendo injustiçado naquela situação. E esse é o grande dificultador", comentou.

Programação

Nesta terça-feira (29), a equipe do CIM se reunirá via on-line com alunos dos grêmios estudantis das escolas municipais para divulgar a campanha e conversar sobre violência doméstica. No mesmo dia, a equipe estará no Hospital Regional José Alencar para mobilizar os trabalhadores na causa. Na quarta-feira (30), o público-alvo serão os servidores da Codau.

Mesa de debate “Papel dos homens no combate à violência contra a mulher” também integra a programação da campanha, no dia 1º de dezembro, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O encontro reunirá representantes da Prefeitura, Ministério Público, OAB, Conselho da Mulher e outros órgãos.

Já no dia 5 de dezembro, o encontro será com guardas municipais. Na ocasião, a delegada de Orientação e Proteção à Família, Mariana Pontes, e representante da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) da Polícia Militar falarão sobre humanização no atendimento a vítimas de violência.

A campanha se encerrará no dia 6 de dezembro com debate técnico entre a rede de proteção à mulher, no Fórum de Uberaba. A discussão girará em torno do trabalho da rede no enfrentamento da violência doméstica.