04/11/2022

Prefeitura, comunidade e iniciativa privada se unem para solucionar descartes de lixo na 798

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Uberaba, a iniciativa privada e a sociedade civil, se uniram em busca de soluções para o descarte irregular de lixo na região da LMG-798, saída para Santa Rosa e entrada do Pesque Pague Alegria e do Restaurante 4S. O grupo esteve reunido na Fazenda Santa Rita de Cássia, na quinta-feira (3), com a presença da prefeita Elisa Araújo.

Intervenções ao longo da estrada estadual devem ser realizadas e também redesenhos dos acessos para resolver, definitivamente, o problema que se arrasta há vários anos. “Vamos fazer a nossa parte, mas também precisamos contar com a população para que não descarte irregularmente o lixo, que é crime e degrada o meio ambiente”, disse a chefe do Executivo.

O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) concordou com as medidas, de acordo com a secretária de Planejamento, Isabela Nascimento, que esteve no órgão junto ao titular da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), Anderson Passos. “Os projetos começam a ser elaborados pela Seplan já na próxima semana”, ressaltou Isabela.

Nesta sexta-feira (4), a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras realizou a limpeza das entradas conforme programação. O contrato com a empresa vencedora da licitação para o fornecimento de 60 caçambas para a Prefeitura está em fase de conclusão para assinatura. De acordo com o titular da Sesurb, novas caçambas devem ser instaladas em local apropriado para receber os descartes legalmente, já que nessas entradas continua proibido o descartar lixo.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Edno Silveira, um dos organizadores da reunião, a iniciativa nasceu de encontros com o coordenador Regional das Promotorias de Defesa do Meio Ambiente das Bacias Hidrográficas dos Rios Paranaíba e Baixo Rio Grande, promotor Carlos Valera, e o empresário Marcelo Guandalini.

Segundo ele, os locais serão reorganizados com monitoramento, inclusive com câmeras de vigilância ligadas ao sistema da Secretaria de Defesa Social, no sentido de flagrar e punir os infratores. Além das placas orientativas sobre o local correto de descarte, instrutores poderão atuar nesse ponto.

A parceria envolve, além de cinco secretarias (Sesurb, Semam, Seplan, SDS e Sagri), proprietários rurais, o Rotary Club Santa Rosa, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e Ministério Público. Novas reuniões vão acontecer nos próximos dias para acertar os detalhes das mudanças.