31/01/2023

Parceria entre Seds e Senac forma turma de recepcionistas

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) entregou, nesta terça-feira (31), certificado às oito alunas concluintes do curso de recepcionista oferecido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Associação Amigos do Conjunto Alfredo Freire.

Com duração de quase três meses, a capacitação gratuita teve como público-alvo moradores da região de abrangência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Tutunas.

A capacitação de 160 horas foi dividida em três módulos: Recepcionar e atender pessoas; Organizar e operacionalizar procedimentos de recepção e Projeto Integrador Recepcionista. À frente das aulas esteve a instrutora do Senac, Alessandra Matias.

O curso foi ministrado entre setembro e dezembro, na sede da Associação Amigos do Conjunto Alfredo Freire. A iniciativa teve o apoio do presidente da Associação, Luiz Jorge Germano Júnior, e do vereador Ismar Marão.

Vanessa da Silva Firmino, de 27 anos, é uma das aprovadas no curso. Com o certificado em mãos, a faxineira e moradora do Alfredo Freire I pretende buscar uma vaga de recepcionista com carteira assinada. "Esse é meu primeiro curso de recepcionista e gostei bastante. O mais importante é saber lidar com as pessoas, ter paciência", comentou.

Presente na cerimônia, a secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, destacou a importância da emancipação financeira.  "Quanto mais conseguirmos oferecer oportunidades de qualificação, por meio de parcerias, mais fácil é a inserção no mercado de trabalho e a melhoria da qualidade de vida de vocês. Eu, particularmente, fico muito feliz quando conseguimos formar um grupo dentro da comunidade", pontuou.

No ano passado, a Secretaria de Desenvolvimento Social formou outros 41 alunos nos cursos de Corte e Costura e de Cabeleireiro oferecidos no CRAS Polo I, no bairro Chica Ferreira, e no CRAS Décio Moreira, no bairro Jardim Elza Amui. Para 2023, novas vagas e opções de cursos serão divulgados.