06/05/2026

Mauricinho participa do lançamento de campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Reunião institucional reúne autoridades e representantes em debate no plenário.

Foto: Arquivo/CMU

O vice-prefeito Mauricinho de Sá participou, nesta quarta-feira (6), do lançamento da campanha Maio Laranja, que promove ações de conscientização e enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal de Uberaba e reuniu representantes da rede de proteção à criança e ao adolescente, das forças de segurança, além de integrantes dos poderes Executivo e Legislativo.

A programação da campanha foi estruturada pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Uberaba (Comdicau), Câmara Municipal de Uberaba, Conselho Tutelar, Núcleo de Prevenção à Violência e Proteção da Paz (Nupaz) e Prefeitura de Uberaba.

Durante o evento, Mauricinho destacou a importância de manter o tema em evidência ao longo de todo o ano. “O lançamento do Maio Laranja aqui na Câmara Municipal é um momento importante. Quero parabenizar o presidente Ismar por reunir toda a rede de proteção em torno dessa causa tão necessária. Estarmos juntos significa pensar e fortalecer políticas públicas capazes de proteger o nosso bem maior, que são as nossas crianças. Infelizmente, sabemos que muitas delas sofrem abusos dentro da própria casa, no ambiente familiar, e isso é algo extremamente grave e alarmante. Por isso, esse tema exige urgência, comprometimento e união, principalmente da nossa rede de proteção, que realiza um trabalho contínuo, dia após dia, mês após mês”, disse ele.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social (Seds), Ernani Neri, também reforçou o compromisso coletivo com a causa. “Falar sobre o Maio Laranja é reafirmar a responsabilidade de toda a sociedade na proteção de crianças e adolescentes. Essa mobilização é um convite à reflexão, à conscientização e, principalmente, à ação. O enfrentamento à violência passa pela informação, pela denúncia e pelo cuidado diário. A Seds segue atuando de forma integrada para fortalecer essa rede e assegurar ambientes seguros e acolhedores para nossas crianças”, destacou.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba (Comdicau), Alineriane Siqueira, a campanha é um chamado à responsabilidade coletiva. “É fundamental que toda a sociedade se envolva para garantir, de fato, a proteção de crianças e adolescentes. Cada integrante da rede tem papel essencial nesse processo. Mais do que representar instituições, é preciso demonstrar compromisso, coragem e participação ativa nessa causa”, ressaltou.

Também estiveram presentes a secretária de Educação, Juliana Petek; a secretária adjunta de Saúde, Eunice Cristina Peres, e o presidente da Comissão de Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude da Câmara Municipal, vereador Diego Rodrigues.

Programação do Maio Laranja em Uberaba:

8 de maio, às 18h – Abertura da exposição de oficinas temáticas
Local: Praça Shopping Uberaba
11 de maio, das 8h às 17h – IV Seminário de Sensibilização para o Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes 
Local: Praça Shopping Uberaba – Igreja Quadrangular
12 de maio, das 13h às 17h – Diálogos e Fluxos contra a Violência Sexual
Local: Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
17 de maio, às 7h – 2ª Corrida Faça Bonito – Pela Proteção de Nossas Crianças e Adolescentes
Local: Praça Pôr do Sol
18 de maio, às 8h – Mobilização com as fanfarras do município
Local: Praça Jorge Frange
20 de maio – Blitz educativa e adesivação
7h30: Terminais Beija-Flor e Leste
17h30: Terminais Gameleira e Oeste
23 de maio, das 15h às 17h – Caravana Maio Laranja
Local: Residencial 2000
24 de maio, às 7h – Blitz educativa
Local: Parque das Oliveiras
26 de maio, às 13h30 – 2ª Batalha de Rimas e Concurso de Redação
Local: Sest/Senat
29 de maio, às 13h – 2º Plenarinho – Encontro de Crianças e Adolescentes
Local: Câmara Municipal

Secretaria Especial de Comunicação

06/05/2026

Mauricinho participa do lançamento de campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Reunião institucional reúne autoridades e representantes em debate no plenário.

Foto: Arquivo/CMU

O vice-prefeito Mauricinho de Sá participou, nesta quarta-feira (6), do lançamento da campanha Maio Laranja, que promove ações de conscientização e enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal de Uberaba e reuniu representantes da rede de proteção à criança e ao adolescente, das forças de segurança, além de integrantes dos poderes Executivo e Legislativo.

A programação da campanha foi estruturada pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Uberaba (Comdicau), Câmara Municipal de Uberaba, Conselho Tutelar, Núcleo de Prevenção à Violência e Proteção da Paz (Nupaz) e Prefeitura de Uberaba.

Durante o evento, Mauricinho destacou a importância de manter o tema em evidência ao longo de todo o ano. “O lançamento do Maio Laranja aqui na Câmara Municipal é um momento importante. Quero parabenizar o presidente Ismar por reunir toda a rede de proteção em torno dessa causa tão necessária. Estarmos juntos significa pensar e fortalecer políticas públicas capazes de proteger o nosso bem maior, que são as nossas crianças. Infelizmente, sabemos que muitas delas sofrem abusos dentro da própria casa, no ambiente familiar, e isso é algo extremamente grave e alarmante. Por isso, esse tema exige urgência, comprometimento e união, principalmente da nossa rede de proteção, que realiza um trabalho contínuo, dia após dia, mês após mês”, disse ele.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social (Seds), Ernani Neri, também reforçou o compromisso coletivo com a causa. “Falar sobre o Maio Laranja é reafirmar a responsabilidade de toda a sociedade na proteção de crianças e adolescentes. Essa mobilização é um convite à reflexão, à conscientização e, principalmente, à ação. O enfrentamento à violência passa pela informação, pela denúncia e pelo cuidado diário. A Seds segue atuando de forma integrada para fortalecer essa rede e assegurar ambientes seguros e acolhedores para nossas crianças”, destacou.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba (Comdicau), Alineriane Siqueira, a campanha é um chamado à responsabilidade coletiva. “É fundamental que toda a sociedade se envolva para garantir, de fato, a proteção de crianças e adolescentes. Cada integrante da rede tem papel essencial nesse processo. Mais do que representar instituições, é preciso demonstrar compromisso, coragem e participação ativa nessa causa”, ressaltou.

Também estiveram presentes a secretária de Educação, Juliana Petek; a secretária adjunta de Saúde, Eunice Cristina Peres, e o presidente da Comissão de Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude da Câmara Municipal, vereador Diego Rodrigues.

Programação do Maio Laranja em Uberaba:

8 de maio, às 18h – Abertura da exposição de oficinas temáticas
Local: Praça Shopping Uberaba
11 de maio, das 8h às 17h – IV Seminário de Sensibilização para o Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes 
Local: Praça Shopping Uberaba – Igreja Quadrangular
12 de maio, das 13h às 17h – Diálogos e Fluxos contra a Violência Sexual
Local: Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
17 de maio, às 7h – 2ª Corrida Faça Bonito – Pela Proteção de Nossas Crianças e Adolescentes
Local: Praça Pôr do Sol
18 de maio, às 8h – Mobilização com as fanfarras do município
Local: Praça Jorge Frange
20 de maio – Blitz educativa e adesivação
7h30: Terminais Beija-Flor e Leste
17h30: Terminais Gameleira e Oeste
23 de maio, das 15h às 17h – Caravana Maio Laranja
Local: Residencial 2000
24 de maio, às 7h – Blitz educativa
Local: Parque das Oliveiras
26 de maio, às 13h30 – 2ª Batalha de Rimas e Concurso de Redação
Local: Sest/Senat
29 de maio, às 13h – 2º Plenarinho – Encontro de Crianças e Adolescentes
Local: Câmara Municipal

Secretaria Especial de Comunicação

OUTRAS NOTÍCIAS

Programa Nacional de Transparência Pública Selo Programa Nacional de Prevenção à Corrupção Selo de certificação de transparência
Prefeitura Municipal de Uberaba

Atendimento ao público: 12h às 18h

Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000

CODIUB © 2025 Governo Municipal de Uberaba. Todos os Direitos Reservados.