WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR

DENGUE..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

21/09/2022

Mais de 5 mil árvores e mudas foram plantadas em áreas públicas em 2022

Foto: Divulgação

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) divulgou nesta quarta-feira (21), Dia da Árvore, que em 2022 foram plantadas pela Prefeitura de Uberaba, por meio das equipes do Horto Florestal, 2.129 árvores nos espaços públicos como ruas, praças, canteiros centrais, rotatórias, escolas, matas e Áreas de Preservação Permanente (APP). Foram doadas à população cerca de mil mudas do estoque do Horto Florestal e 3.267 plantas usadas em paisagismo em áreas públicas, como rotatórias e canteiros centrais.

 

Para comemorar a data, ao som da flauta doce do ambientalista Kaká Sankari, foram realizadas atividades no Parque Municipal Mata do Ipê. Vale lembrar, ainda, que esta quinta-feira (22) é celebrado o Dia de Proteção à Fauna e o início da Primavera. A prefeita Elisa Araújo plantou uma pitangueira e o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental do Rio Uberaba (APA do Rio Uberaba) realizou a reunião ordinária, ao ar livre, no Parque. Também foi realizada exposição do artista plástico e pedagogo Maurício Araújo Farias, que transforma material reciclado em artes plásticas.  

 

Na realização desse evento, a Semam firmou parceria com a Smurfit Kappa, uma das principais fornecedoras de embalagens de papelão do mundo, que atua em Uberaba desde sua chegada ao Brasil, em 2015. A empresa contribuiu para o cronograma de atividades do evento com uma ação de fomento à educação ambiental ao promover palestras educativas para os alunos da Escola Municipal Esther Limírio Brigagão. Segundo o secretário da Pasta, Edno da Silveira, essa escolha se deu em razão do Residencial 2000 ser o bairro que recebeu a 7ª edição do Prefeitura Aqui, no último dia 10.

 

Os especialistas convidados pela Smurfit Kappa realizaram dinâmicas educativas e instrutivas, com foco em desmatamento e na importância da conservação dos recursos naturais. Também apresentaram e detalharam os fatores de sustentabilidade que englobam o processo produtivo da unidade fabril na cidade ao produzir soluções 100% biodegradáveis.

 

“Uberaba é uma praça extremamente importante para a Smurfit Kappa e é muito gratificante poder contribuir com a educação ambiental das futuras gerações dessa comunidade”, comentou Eriqson Barbosa, gerente-geral da unidade de Uberaba. “Estamos honrados pelo convite e pela oportunidade de reforçar regionalmente um dos maiores compromissos da Smurfit Kappa no Brasil e no mundo, o cuidado ambiental e social”.

 

Outras ações - A Semam tem firmado várias parcerias com a iniciativa privada para realização de eventos e atividades. Anteriormente, a Bravo Serviços Logísticos Ltda. doou 300 mudas para o Município sendo que 50 delas foram plantadas na Mata do Ipê e o restante doado à comunidade. A parceria com a VLI Multimodal S.A. (VLI), por sua vez, permitiu o plantio de 362 mudas na Mata do Ipê. Na Área de Preservação Permanente (APP) do Residencial Tancredo Neves foram plantadas 30 árvores em parceria com as Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu). Pela Construtora MRV foi possível realizar o plantio de cinco mudas no Cemei Rio de Janeiro e outras cinco, doadas à população. A comunidade foi orientada a efetuar o plantio de forma correta e em local adequado.

Vale lembrar que do estoque disponível no Viveiro, nove mudas foram plantadas na área da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e 422 nos lotes e vias do Parque dos Girassóis. Durante o projeto Prefeitura Aqui também houve o plantio de 12 unidades. As praças Manoel Terra e da Bíblia foram contempladas com 23 e o Parque Jacarandá recebeu seis mudas.

OUTRAS NOTÍCIAS