27/09/2022

Inscrições para o Congresso de Educadores serão abertas dia 1° de outubro

Foto: Freepik

Programado para o período de 18 a 21 de outubro, o XXVI Congresso de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro deve atrair cerca de 10 mil participantes de todos os cantos do País. Nessa edição, os profissionais do magistério vão tratar do tema “Saberes da experiência: possibilidades a partir da recomposição das aprendizagens”.

A programação do Congresso, que se mantém no modelo remoto ainda nessa edição, prevê palestras, rodas de conversa e mesas-redondas, sempre no período noturno, a partir das 19h.

A abertura solene, às 19h15, terá a participação da prefeita Elisa Araújo e da secretária de Educação, Sidnéia Zafalon; na sequência, será ministrada a palestra que dá nome ao evento, com o professor Doutor Daniel Cara, da Universidade de São Paulo (USP).

Coordenado pela Secretaria de Educação de Uberaba (Semed), por meio da Diretoria de Ensino, e executado pelo Departamento de Formação Profissional da Casa do Educador Professora Dedê Prais, o Congresso tem como finalidade possibilitar momentos de reflexão e compartilhamento de experiências dos profissionais da Educação Básica, construídas durante o retorno presencial, pós-isolamento social.

Dentre os objetivos, estão valorizar os saberes da experiência e o protagonismo dos profissionais da educação como bases para reflexões quanto ao fazer pedagógico e o ser integral, revelou a diretora de Ensino da Semed, Luciana Cruvinel. Segundo ela, o evento pretende oportunizar o compartilhamento de experiências pedagógicas desenvolvidas em ambientes escolares e não escolares.

O chefe do Departamento de Formação Profissional, Marcus Vinícius Neves Araújo, reforçou que o Congresso é aberto a professores, gestores, profissionais da área educacional e áreas afins, bem como os membros da comunidade. As inscrições, que serão feitas por meio do site da Casa do Educador, estarão abertas a partir do dia 1° de outubro.