20/05/2022

Governo Municipal adere ao Programa Nacional de Gestão de Custos

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, aderiu ao Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC) do Ministério da Saúde. Por isso, equipes da Secretaria Municipal de Saúde deram início na segunda (16), e seguem até sexta-feira (20), no Curso Aplicado de Gestão de Custos em Saúde, realizado pelo Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (Desid). O evento acontece no auditório do Hospital Regional José Alencar.

Segundo informa a diretora de Assuntos Estratégicos da SMS, Simone Alves da Mata Ramos, o curso tem como objetivo principal despertar no participante a importância de apuração de custos para uma boa gestão no SUS, além de capacitá-lo e dotá-lo de ferramentas para a implantação da gestão de custos em Unidades de Saúde.

A implementação do sistema de custos em Unidades de Saúde permite estimar os custos envolvidos nos serviços, gerando resultados representados pela adequação do uso dos recursos, independente do nível de complexidade dessas unidades. “A informação de custos também auxilia os gestores na tomada de decisão para alocação de recursos, contribuindo com o ganho de eficiência e, em última instância, com a qualificação da atenção e ampliação do acesso”, informou Simone.

A diretora disse também que o PNGC gera ferramentas para auxiliar os gestores durante o planejamento e tomada de decisão, na adoção de medidas racionalizadoras que propiciem redução de custos sem impactar negativamente a qualidade do serviço prestado ao usuário do SUS. “Com isso, aumenta a eficiência sem prejudicar a eficácia e efetividade. Ao se procurar fazer mais com menos recursos, colabora-se com os princípios da universalidade e integralidade do SUS, maximizando os benefícios para a sociedade.”