28/09/2022

Governo inicia recuperação da Avenida Filomena Cartafina

Foto: Divulgação

Acompanhada do primeiro escalão do Governo Municipal, a prefeita Elisa Araújo participou, nesta quarta-feira (28), da assinatura da ordem de início das obras de recuperação dos 28 quilômetros da Avenida Filomena Cartafina (rodovias AMG-2595 e AMG-2510), principal acesso ao Distrito Industrial III.

Demanda de mais de uma década, a obra deverá ser concluída e entregue à população entre junho e julho, como sinalizou o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, que cumpriu agenda em Uberaba pela manhã.

Segundo ele, a meta é atacar os seis piores quilômetros antes do início das chuvas, quando a obra fica mais lenta. Após o período das águas, o serviço volta ao ritmo acelerado para concluir toda recuperação da via. O consórcio que venceu a licitação para revitalização da Avenida, ETHOS/HWN – formado por duas empresas de Belo Horizonte –, já está trabalhando no local.

“Essa obra é mérito seu, da sua equipe. Parabéns!”, disse Marcato à prefeita Elisa, que ainda em 2018, quando era presidente da Fiemg/Regional Vale do Rio Grande (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), levou a demanda ao então candidato a governador, Romeu Zema.

“À ocasião, o governador se comprometeu em fazer um bom planejamento e executar a melhoria da via; e hoje concretizamos. A sua presença, secretário, reforça o compromisso do Governo do Estado com Uberaba”, afirmou Elisa.

Frutos - Ainda de acordo com a prefeita, quem faz gestão colhe resultados. “Hoje, conseguimos destravar mais essa obra”, acrescentou a chefe do Executivo Municipal. A Filomena Cartafina leva ao Distrito Industrial III, que abriga o maior polo de fertilizantes fosfatados da América Latina, entre outras plantas industriais do ramo químico, de distribuição de combustíveis e transportadoras.

Por ela, escoa a produção dessas empresas e circulam cerca de dois mil trabalhadores diariamente, além dos moradores do bairro rural da Baixa e ainda, os que se dirigem aos ranchos às margens do rio Grande. A recuperação da Filomena Cartafina trará mais segurança e valorização aos empreendimentos atuais e futuros, observou a prefeita.

Conforme Elisa, enquanto a obra avança, o Governo Municipal trabalha para viabilizar a melhoria da infraestrutura no DI-III. Representantes das empresas instaladas no local prestigiaram a assinatura da Ordem de Serviço, assim como os vereadores Anderson Dois Irmãos e Baltazar da Farmácia, o prefeito de Veríssimo, Luizinho do Doca, dirigentes classistas, entre outros.

Os recursos para custeio da revitalização da Filomena Cartafina, em torno de R$ 50 milhões, estão assegurados no pacote de investimentos em infraestrutura previstos no acordo da Vale para compensação pelo rompimento da barragem em Brumadinho.

Liberado - Ainda em Uberaba, o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade comemorou o reconhecimento, pela Justiça, da legalidade do leilão do Lote Triângulo do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo de Minas, vencido pelo consórcio Infraestrutura MG.

O projeto envolve exploração, conservação, manutenção, melhoramentos e ampliação da infraestrutura de transportes dos trechos rodoviários integrantes das rodovias BR-452 (96 km), BR-365 (130,10 km), CMG-452 (65,50 km), CMG-462 (93,20 km), LMG-782 (16,40 km), LMG-798 (42,50 km), LMG-812 (7,20 km), MG-190 (71,90 km) e MG-427 (104,60 km).

A previsão do Estado é assinar o contrato em até duas semanas para que, após esse ato, em até 45 dias, as obras tenham início. “Esta foi a segunda boa notícia do dia; é o Governo do Estado promovendo mais qualidade e segurança nas estradas”, avaliou Elisa.