21/09/2022

Exposição e caminhada encerram comemoração dos 34 anos do SUS

Foto: Divulgação

Profissionais da Rede de Atenção à Saúde do Município participaram nesta terça-feira (20) de exposição das atividades desenvolvidas nas unidades. A mostra ocupou espaço do Centro de Pesquisa Aluízio Rosa Prata, da UFTM, no bairro Abadia, como parte das comemorações em torno dos 34 anos do SUS (19/9). Os festejos começaram no dia 12 deste mês, nas unidades de saúde, com palestras de esclarecimento aos beneficiários do Sistema Único de Saúde.

A programação comemorativa encerrou-se nesta quarta-feira (21), com a “Caminhada SUS: patrimônio da sociedade brasileira”, com concentração no CAPS Maria Boneca (Rua Capitão Domingos, 418), e ponto de encontro na Praça Rui Barbosa.

“Além de demonstrar as ações de saúde, houve espaço para relato das experiências vividas em cada território”, informou a diretora de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Aline Tristão. Entre as apresentações, uma “vitrine viva” organizada pela servidora Crys Gonçalves mostrou o trabalho do Departamento de Saúde Bucal, destacando os fatores de risco para o câncer de boca.

Na noite anterior, aconteceu a Conferência de Abertura, com lançamento do livro do poeta Wellington Sabino e apresentação cultural do autor. A mesa de abertura foi composta pelo secretário de Saúde, Sétimo Bóscolo Neto, pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cezar William de Melo Ribeiro, por  Rosimár Alves Querino, docente do Departamento de Saúde Coletiva/UFTM e Ana Flávia Sudatti (presidente do Diretório Acadêmico Gaspar Viana – UFTM). Para falar do “SUS e as Políticas de Saúde”, o professor Fabio Luiz Alves, do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Unicamp.

Na sequência, encerrando a noite de reflexões, mais falas em defesa do Sistema, na mesa-redonda “A construção coletiva do SUS”, com participação de Eliane Gonçalves Cordeiro (militante do movimento da Reforma Sanitária), Maria de Fátima Oliveira (Fundação Gregório F. Baremblitt) e Jurandir Ferreira (ativista do SUS).

Com o nome "SUS todo dia, em todo lugar: 34 anos em defesa da vida", a ação foi construída por meio da parceria com a Fundação Gregório Baremblitt, Diretório Acadêmico Gaspar Vianna e Departamento de Saúde Coletiva da UFTM. Conta, ainda, com o apoio de centros acadêmicos, ligas acadêmicas (Saúde Integral de Populações Periféricas - LASIPP; e Humanização Sarakura), de integrantes de Programa de Extensão "Territórios de Vida" e do Grupo de Estudos do Direito à Saúde - Geds da UFTM.