18/05/2022

Em Uberlândia, secretários trocam experiência para melhorias no Agro

O secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, visitou, nesta semana, em Uberlândia, a titular da pasta do Agronegócio, Economia e Inovação, a advogada Thalita Costa Jorge. Na conversa, iniciativas exitosas no segmento do agro.

Da reunião participaram também o assessor do Agronegócio da cidade vizinha e ex-diretor executivo na Codiub, Luiz Eduardo Pepe e o chefe do Departamento de Estradas na Sagri, Álvaro Andrade.

O primeiro assunto comum entre as Pastas foi a terceirização das máquinas para o serviço de manutenção de estradas. Em Uberlândia, quase metade do sistema já é de maquinário locado e, em Uberaba, o processo caminha para terceirização de toda a frota.

De acordo com Thalita Jorge, a nova sistemática é bem mais eficiente, afinal, se a máquina estraga é imediatamente substituída. A secretária enfatizou que, amparada em lei, a Pasta só promove melhorias nas estradas da porteira para fora. “No interior das propriedades é de responsabilidade do dono”, frisou. Ela apontou, ainda, que em Uberlândia foi feita a atualização cadastral de todos os produtores rurais no município. Lá são 2.200 quilômetros de estradas vicinais para os 5.500 de Uberaba.

A secretária falou também da entrada em operação, em Uberlândia, do Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisb), que possibilita às empresas vender seus produtos de origem animal para outros municípios no Estado. Além disto, destacou o trabalho que é feito em parceria com as comunidades rurais, onde os conselhos (devidamente regularizados) são beneficiados com insumos e equipamentos, por meio de recursos já previstos no orçamento municipal da Pasta.

Thalita ainda presenteou o secretário Agnaldo com uma amostra de pó de basalto. O produto, desenvolvido em parceria com a UFU e IFTM, vem sendo usado em caráter experimental com bons resultados em pastagem e, sobretudo, na horticultura. Segundo estudos, o pó de basalto aumenta em 19% a massa verde da planta, antecipa o tempo de colheita e deixa a hortaliça vistosa e com maior tempo de duração.

O secretário Agnaldo Silva considerou a visita bastante proveitosa, destacou as iniciativas bem-sucedidas em Uberaba como o programa Mais Pecuária Brasil, numa parceria com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais (Conafer), que tem possibilitado ao Município ofertar aos pequenos produtores melhoramento genético do rebanho de forma gratuita. Agnaldo apresentou, ainda, a experiência positiva com a implantação do abatedouro de aves em São Basílio, cuja associação gestora já dispõe de 46 pontos de venda na cidade e os projetos aprovados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que irão render ao Município fornecimento de insumos, biodigestores, máquinas e até a reforma do Mercado Municipal.

Por fim, o secretário destacou os estudos avançados, em parceria com a Mosaic e UFTM, para uso do fosfogesso na melhoria das estradas rurais.