31/01/2023

Em reunião com Governo Federal, prefeita solicita liberação de verbas já empenhadas

Em Brasília, nesta terça-feira, 31, a prefeita Elisa Araújo participou de uma série de reuniões com representantes do Governo Federal, deputados e, ainda, marcou presença na audiência pública promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sobre a concessão do lote rodoviário composto pelas rodovias BR-153/262/GO/MG, denominado “Rota Sertaneja".

Na primeira agenda do dia, na Secretaria de Relações Institucionais, a prefeita e o secretário de Governo, Beethoven Oliveira, apresentaram uma série de demandas.

Eles foram recebidos pelo assessor do Departamento de Gestão Intergovernamental, Marcelo Benzi, e o gerente de assuntos federativos da Presidência da República, Margonari Marcos, indicados pelo titular da Pasta, ministro Alexandre Padilha, que foi chamado para uma agenda com o presidente da República.

Na relação de demandas, ações de infraestrutura, como a finalização das obras da passagem inferior da BR-050, altura do antigo clube Cascata; a instalação das passarelas, já aprovadas, na rodovia; a liberação de verbas empenhadas desde o ano passado para Saúde, Agricultura e Desenvolvimento.

“São projetos muito importantes e aguardamos os recursos para avançar nas nossas pautas”, afirmou a prefeita, que também demandou apoio financeiro para o Samu regional.

A prefeita também tratou do subsídio para o transporte público urbano, considerando que é necessário apoio do Governo Federal para essa pauta.

Articulações – “Deixamos tudo alinhado com a equipe do ministro, com quem também tratamos da nova concessão da BR-262, de Uberaba até Betim, a chamada 'Rota do Zebu', alvo de questionamentos, já que não inclui a duplicação no trecho”, colocou Elisa.  Em razão dessa reunião ter se estendido muito além do previsto, assim que terminou, a prefeita seguiu para o local da audiência pública da ANTT, onde chegou já no final do evento.

Contudo, houve tempo hábil para a chefe do Executivo reafirmar o pedido de realização de uma audiência pública da Agência Nacional de Transportes Terrestres em Uberaba, visando a revisão do trecho "Rota do Zebu", considerando que o trecho "Rota Sertaneja" contempla o Município.

Congresso – A prefeita e o secretário de Governo também se reuniram com os deputados federais Weliton Prado, Zé Vitor, Grayce Elias e Zé Silva. Os temas tratados foram educação, saúde, jovens e mulheres.