04/10/2022

Em fazenda centenária, 4ª edição do Circuito de Turismo Rural será no dia 23 de outubro

Foto: Divulgação

A fazenda Morro Alto, a 7 km de Peirópolis, receberá no dia 23 de outubro a 4ª edição do Circuito Regional de Turismo Rural. A realização é da Prefeitura de Uberaba, em parceria com o Sindicato Rural de Uberaba (SRU), Centro de Informação de Turismo Rural de Uberaba (Citur) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater).

A concentração dos ciclistas para o evento será às 6h30, no Parque das Acácias (Piscinão).  Na fazenda, haverá café da manhã de boas-vindas gratuito, às 8h, seguido da abertura do evento às 9h, com apresentações culturais e do projeto Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes. Depois, a programação é livre. O almoço será por adesão.

Localizada próximo ao bairro rural de Peirópolis, a fazenda Morro Alto é de 1884 e pertence à família do setor agropecuário. Atualmente, a propriedade se destina à moradia. De acordo com a diretora de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Maria Aparecida Basílio, são esperadas 2.000 pessoas, no dia 23, na propriedade, entre ciclistas e visitantes.

"A fazenda do Morro Alto preserva a arquitetura de casarões antigos e a tradição do homem do campo. É uma propriedade centenária, com paisagem muito rica e que estará de portas abertas para receber a comunidade, entrando para a rota do nosso Circuito Rural", pontuou a diretora.

Com a proposta de promover o turismo rural, a primeira edição do Circuito foi realizada em dezembro de 2021, na Fazenda Nossa Senhora de Fátima, na comunidade rural da Baixa, onde está a Cachoeira dos Quartéis. Neste ano, o Circuito chegou à comunidade de Santa Rosa e à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) “Vale Encantado".

Nesta edição, o evento tem apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) Uberaba, EXP Produções, Atemto Saúde, Agrantis Fertilizantes, Innova Energy e Agro Serv.