16/05/2022

Em Brasília, prefeita reforça demandas para o desenvolvimento local e regional

A prefeita Elisa Araújo está em Brasília onde cumpre agenda e reforça demandas de Uberaba junto aos órgãos federais. No pacote de reivindicações reapresentadas pela chefe do Executivo Municipal ao secretário adjunto da Secretaria Especial de Assuntos Federativos, Mauro Filho, estão a transferência à ECO050 do trecho do viaduto na BR-050, altura do bairro Recreio dos Bandeirantes, para que eles finalizem a obra e promovam a manutenção.

No ano passado o Governo Municipal assumiu a obra da parte superior do viaduto, após a desistência da empreiteira que iniciou o serviço. A prefeita reiterou ainda, solicitação para a instalação de passarelas de pedestres , também por meio da concessionária, para mais segurança à população na região do Bairro Volta Grande e outras localidades.

Outra demanda levada ao secretário adjunto da Secretaria Especial de Assuntos Federativos em reunião que teve a participação da diretora de Gestão Intergovernamental, Daiane Gastaldi, diz respeito ao reajuste na tarifa de pedágio cobrado pela Triunfo Concebra, concessionária que administra a BR-262.

À frente de um movimento de prefeitos de cidades às margens da rodovia, Elisa reiterou pedido para que o  Governo Federal intervenha junto à concessionária, considerando o ajuste em torno de 127%, “percentual que ultrapassa absurdamente a composição da tarifa em relação à inflação do país nos últimos anos”.

O movimento encabeçado pela chefe do Executivo municipal têm apoio dos prefeitos de cidades que margeiam a BR 262. O prazo para que a nova concessionária assuma a BR-262 e efetive a duplicação da rodovia, o mais rápido possível, também foi solicitado.

Em outra frente de atuação a prefeita tratou da adesão do Município à Escola Federativa, uma plataforma de agregação de conhecimento para capacitar e aprimorar servidores públicos e agentes políticos de todos os municípios brasileiros.

AMÔNIA – Acompanhada da assessora de Assuntos Regionais da Prefeitura de Uberaba, Míria Resende, Elisa Araújo também solicitou uma audiência no Ministério de Minas e Energia, sob novo comando, para tratar da retomada do projeto da planta de amônia e do gasoduto.

Nesta quarta, a prefeita tem audiência com o presidente da República, Jair Bolsonaro, a quem também solicitará esforços no sentido de viabilizar o desenvolvimento da área da fábrica de amônia. Elisa também acompanha a entrega, pelo vereador Pastor Eloisio, da medalha Major Eustáquio ao chefe da Nação.

“Vamos continuar dialogando com o Governo Federal para que possamos trazer soluções macro para Uberaba e toda a nossa região com foco no desenvolvimento”, finalizou a prefeita.