02/09/2022

Elisa participa de debate sobre representatividade feminina nos Três Poderes

Foto: Divulgação

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, participou na noite desta quinta-feira (1º), em Uberlândia, do encontro “A importância da representatividade das mulheres nos espaços de poder”. O evento foi organizado pelo Aciub Mulher e contou com a presença de convidadas com sólida atuação profissional e política na região.

Durante uma hora e meia, elas debateram sobre a representação feminina nos Três Poderes. Elisa falou sobre a trajetória profissional até ser eleita, em 2020, com 57,36% dos votos, a primeira mulher prefeita em 200 anos de história política de Uberaba. Elas também abordaram sobre os desafios que enfrentam e o empoderamento da mulher.

“Nessa questão de equidade, eu posso dizer que o nosso governo avançou bastante. No passado, a representatividade feminina no primeiro escalão do governo era muito pequena, isso quando tinha mulher. Hoje, nós temos 18 mulheres no primeiro e segundo escalão. Só no primeiro escalão, representam 40% de todos os cargos”, disse a prefeita.

Elisa também falou sobre as políticas públicas de cuidado feminino, inclusive para aquelas que são vítimas de violência. “Uberaba tem, pela primeira vez, um local que abriga as mulheres vítimas de violência com os filhos. Elas passam por tratamento psicológico, trabalho de capacitação, preparação para o mercado de trabalho e a gente faz a ponte com as empresas que precisam contratar. Dessa forma, a gente consegue romper a dependência financeira delas. Nós estamos rompendo ciclos de violência, trazendo a independência financeira para as mulheres, acolhendo e as empoderando com as próprias forças. Quando a gente se sente produtiva e tem independência financeira, a gente se sente forte”, afirmou.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as mulheres representam apenas 12% dos prefeitos eleitos no 1º turno das eleições de 2020. No cenário empresarial, os dados também não são altos: apenas 37,4% das posições gerenciais no Brasil são ocupadas por mulheres, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além de Elisa, também foram convidadas do encontro a presidente do Aciub Mulher e vice-presidente da OAB Uberlândia, Rosiris Cerizze; a juíza titular da 2ª Vara de Família e Sucessões e diretora do Fórum da Comarca de Uberlândia, Maria Elisa Taglialegna; e a vereadora da Câmara Municipal de Uberlândia, Amanda Gondim.