18/05/2022

Educação dá mais um passo para conclusão do Cemei Professora Joana Darc Campos Oliveira

Em mais um passo para concluir a construção do Cemei Professora Joana Darc Campos Oliveira, o Governo Municipal publicou o extrato do termo de contrato de prestação de serviço com a empresa Quatro Construção MCGF Ltda., que venceu a licitação para a obra.

A publicação consta da edição 2069, do Diário Oficial do Município, de 13 de maio. O próximo passo é a assinatura da ordem de serviço, informou a secretária de Educação de Uberaba, Sidnéia Zafalon.

Ela lembra que ao assumir a gestão do Município, o atual Governo encontrou as obras da Unidade totalmente paralisadas, faltando 30,17% para sua conclusão.

A então vencedora da licitação, que assinou a ordem de serviço 4 de outubro de 2016, com prazo de entrega para 7 de setembro de 2017, procurou a Secretaria de Educação (Semed), no início de 2021, para reivindicar um novo aditivo de tempo e valor, a fim de retomar e concluir a obra.

Porém a Procuradoria-Geral do Município indeferiu o pedido e a construtora deixou o serviço. O contrato foi encerrado por vigência de tempo. A Quatro Construções MCGF Ltda. venceu a licitação para conclusão das obras do Cemei, ao apresentar a menor proposta: R$ 1.140.759,36.

Conforme Sidnéia, a Ordem de Serviço será assinada nos próximos dias. O prazo para conclusão da obra será de seis meses após esta assinatura.

Histórico - O Cemei foi criado pela Lei 12.746/2017. Em 2020 atendeu um grupo de aproximadamente 100 alunos, mesmo sem um espaço para isso. Como as aulas na rede estavam sendo ministradas no modelo remoto, em função da pandemia, a Unidade de Ensino passou a coabitar o mesmo imóvel da Escola Municipal Monteiro Lobato.

Apesar das obras inconclusas, em outubro daquele ano foram abertas matrículas para as turmas de berçário, maternal I, II e III, pré-I e pré-II, bem como encaminhados servidores para atenderem aos alunos (entre efetivos e designados).

Em 2021, com a adoção do ensino híbrido no segundo semestre letivo, a Semed alugou um imóvel para atender aos alunos do Cemei, cerca de 140, de bairros como Recreio dos Bandeirantes, Laranjeiras, Jardim Induberaba, Gameleiras, Parque das Américas, Leblon e Rio de Janeiro.