ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
19/02/2025
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Uberaba lançou, nesta quarta-feira (19), o Grupo Hiperdia Infantil, voltado para crianças com Diabetes Tipo 1. O grupo é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro Municipal de Diabetes e Hipertensão (Cemdhi). A primeira reunião foi no Cemdhi e contou com a presença de mais de 70 pessoas, dentre responsáveis e crianças.
O grupo é uma segmentação do Hiperdia Adulto e surge para sanar uma demanda levantada pelos pais. A partir da iniciativa será possível criar uma rede de acolhimento, aprendizado e troca de experiências. O evento de lançamento contou com a presença da prefeita, Elisa Araújo, da secretária de Saúde, Valdilene Rocha, da endocrinologista Elisabete Mantovani e da gerente do Cemdhi, Nathalia Bonifácio. Também participaram outros profissionais da rede de saúde.
A prefeita destacou que a iniciativa foi criada para apoiar as crianças e os responsáveis e auxiliá-los no convívio com o Diabetes. "Nosso objetivo é que nenhuma criança se sinta sozinha no tratamento, por isso, foi criada essa rede de apoio. Estamos com uma equipe muito competente para acolher a todos", destacou.
Já a secretária de Saúde, Valdilene Rocha, reforçou que o grupo é uma estratégia de saúde e amplia a rede de cuidado do município. "O Cemdhi é destinado, principalmente, para pacientes com diabetes e hipertensão. O grupo e o trabalho desenvolvido também é de prevenção, para que possamos evitar um maior número de internações causadas por complicações por diabetes e/ou hipertensão", explicou.
Conforme a endocrinologista Elisabete Mantovani, o grupo será um espaço para tirar dúvidas, aprender a lidar com intercorrências, ajudar no controle e impulsionar qualidade de vida. “Resolvemos criar o grupo infantil, pois a abordagem é diferente com a criança, precisa ser mais lúdica, com brinquedos e histórias. Já com o adulto, mostramos como é a realidade de quando não cuidam adequadamente”, ensina.
Ainda conforme a especialista, agora, a equipe do Cemdhi está elaborando o grupo segmentado para os adolescentes. Elizabete explica que assim como as crianças, os adolescentes precisam de uma abordagem direcionada para que haja maior efetividade no acolhimento.
Além disso, a SMS está adquirindo sensores e leitores Libre, por meio de emenda no valor de R$ 500,00, de autoria do vereador Almir Silva. Os dispositivos medem a glicose no sangue de forma contínua, sem a necessidade de picadas. Os equipamentos serão disponibilizados para os pacientes do Hiperdia Infantil, de 4 a 10 anos, cadastrados e atendidos na rede pública. A previsão é que os equipamentos sejam repassados às crianças ainda neste semestre.
Secretaria Especial de Comunicação
Atendimento ao público: 12h às 18h
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000