WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR

DENGUE..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

04/10/2022

Centro de Atendimento à Mulher retoma movimento prejudicado na pandemia

Foto: Arquivo

Atendimentos no Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism) saltaram de cerca de 31 mil, de janeiro a dezembro de 2020, para mais de 50 mil no mesmo período em 2021, o que representa crescimento aproximado de 61%. Em 2022, o volume já registrado também é mais de 30% maior que o de 2020 e está na casa de 40 mil, até setembro. Os números revelados neste início de Outubro Rosa (mês de promoção da saúde da mulher) refletem a retomada da movimentação feminina em busca de exames preventivos, que caíram no primeiro ano da pandemia.


 
Na manhã desta segunda-feira (3), a preocupação com a saúde da mulher foi tratada na abertura oficial do Outubro Rosa, no auditório do Centro Administrativo. Com a presença da secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, e da secretária adjunta de Saúde, Valdilene Rocha Costa Alves, o evento teve a participação do Coral da UAI, palestras e foi encerrado com música, por meio de parceria com a Fundação Cultural.


 
Em cinco palestras, as preocupações com “Panorama da Saúde da Mulher”, por Mariana Torreglosa Ruiz; “Prevenção do câncer de colo uterino”, com Marisa Freitas; “Câncer de mama”, com Ana Carolina Pinsetta Crozera Almeida; “A importância da comunicação assertiva interdisciplinar no rastreio e tratamento do câncer em mulheres”, por Maria Carolina Belo da Cunha; e “Prevenção em saúde da mulher nas diferenças”, Lucimira Reis Carvalho Ferreira, coordenadora de Políticas LGBT+ do município de Uberaba. Músicas interpretadas por Reginaldo da Silva (Peixinho), da Coordenadoria de Política de Igualdade Racial/FCU, e de Lucimira Reis encerraram a programação, por volta de meio-dia.


 
A programação do Outubro Rosa continua. Nesta quarta-feira (5), a USF São Basílio promoverá ações alusivas ao Outubro Rosa/2022, das 14h às 17h. As atividades incluem a palestra educativa “Saúde da mulher e a importância dos exames papanicolau e mamografia”. A unidade disponibilizará agendamento de exame papanicolau e entrega de pedidos de mamografia. Serviços de orientação da Fundação Procon, além do apoio de assistente social da UAI integram a lista. O Projeto Beija-Flor disponibilizará cortes de cabelo.


 
“Dia R” - No dia 25 de outubro, acontece o “Dia R” com atendimento ao público feminino em várias unidades, das 7h às 20h. As interessadas devem procurar a unidade mais próxima de sua residência para verificar a disponibilidade de atendimento na região. Haverá palestras sobre a importância do exame papanicolau, coleta de papanicolau, mamografia e testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C). Para o atendimento, a Secretaria de Saúde solicita que as interessadas levem RG, CPF e comprovante de endereço. Além disso, ao longo de outubro, todas as unidades de saúde terão alguma atividade no decorrer do mês, em dias e horários alternados.

OUTRAS NOTÍCIAS