WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR

DENGUE..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

04/10/2022

Censo Rural apura existência de 4 mil propriedades no município de Uberaba

Foto: Divulgação

A Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) e a Secretaria do Agronegócio (Sagri) recepcionaram, neste começo de semana, os números finais do Censo Rural no município de Uberaba. Foram visitadas 4.002 propriedades rurais e pesquisadas, por completo, 3.350 unidades.

 

Os números foram apresentados por técnicos da GI Tecnologia, empresa encarregada pelo Censo, ao titular da Sagri, Agnaldo Silva, e à presidente da Codiub, Keila Rocha, além da secretária do Planejamento, Isabella Nascimento, que usará informações do Censo no novo Plano Diretor de Uberaba.

 

Segundo o gerente de Atendimento da GI, Jean Carlos Santos, de março a agosto deste ano, a empresa visitou 4.002 propriedades rurais, muitas por duas vezes ou mais. Dessas, 3.350 foram pesquisadas por completo, com todos os dados dos moradores e propriedades, inclusive, com registros fotográficos. Outras 434 propriedades rurais foram obtidas informações parciais, ou seja, nomes da propriedade e do seu dono, além do CPF do titular. Já 218, disse ele, são as chamadas áreas sem acesso, aquelas em que o recenseador encontrou a porteira fechada com cadeado ou, se teve acesso, o proprietário não estava ou ainda não quis prestar informações.

 

Dentre os diversos detalhes do Censo Rural, a GI apurou que na região de Santa Rosa concentra o maior número de pequenas propriedades no município. Já a população fixa é de 5.740 habitantes, sendo que somado às pessoas que saem da cidade para trabalhar no campo, esse total eleva-se para 5.931. É bom lembrar, salientou o técnico da GI, que esses números não incluem os moradores dos loteamentos urbanos existentes no meio rural, que foram objeto de geourbano realizado em 2019.

 

A pesquisa também apurou que 29% do território de Uberaba são de reservas remanescentes e Áreas de Preservação Permanentes (APP), 21,86% de áreas de pastagens e 2.035.000 quilômetros quadrados de produtos vegetais. O Censo detalha ainda todas as bacias hidrográficas no município, a existência de 94 pontes e 256 mata-burros, assim como informações sobre rebanhos, tecnologia no campo, descarte de lixo e situação de equipamentos comunitários, dentre diversos outros itens.

 

Na oportunidade, a empresa repassou aos representantes da Prefeitura de Uberaba, todo o banco de dados do Censo Rural por meio do sistema geosystem. De acordo com o diretor Executivo da Codiub, Marlon Soares, os dados coletados são de uso exclusivo da PMU, com armazenamento no servidor central e que possibilitarão às Pastas explorar as milhares de camadas de informações no desenvolvimento de projetos e políticas públicas, com ênfase para o Agronegócio, Meio Ambiente e Fazenda. Marlon considerou a pesquisa bastante positiva, frisando que, a princípio, eram previstos 3 mil cadastrados, sendo que a empresa conseguiu mapear mil propriedades rurais a mais.

 

Agnaldo Silva entende que o georreferenciamento traz um retrato fiel da zona rural em Uberaba, com produções e características de cada região. “Dados importantes para balizar o planejamento de estratégias e ações visando melhorar as condições dos nossos produtores e moradores do campo”, disse o secretário, informando que as 218 áreas sem acesso, assim como ocorreu nas outras medições, serão devidamente pesquisadas por técnicos da Sagri na busca de se chegar a 100% de informações do Censo Rural em Uberaba.

 

Presente no fechamento do Censo Rural, a titular da Seplan, Isabella Nascimento, realçou que muitos desses dados serão utilizados na formatação do novo Plano Diretor do município, com intuito de fortalecer e melhorar a vida das pessoas que vivem no meio rural. Ela ressaltou a proposta de estimular o turismo rural em Uberaba, incentivando as romarias e criando pontos de apoio gastronômico no campo.

 

O Censo Rural de Uberaba foi feito com recursos do governo federal, por meio do Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT) e próprios do Município, no tocante à parte não prevista pelo projeto inicial.

OUTRAS NOTÍCIAS