05/10/2022

Campanha contra a poliomielite é prorrogada até 21 outubro

Foto: Arquivo

Foi prorrogada, até o dia 21 de outubro deste ano, a campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação em Minas Gerais. É o que informa a Central de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde, com base em nota técnica distribuída pela Regional de Saúde na tarde desta terça-feira (4).

De acordo com a Central de Vacinas, a cobertura da vacinação contra a pólio continua aquém do que deveria, e devido ao aumento da procura nos dias de ontem e hoje, foi solicitada pelos municípios essa prorrogação, para tentar atingir os índices necessários.

Além da prorrogação da campanha na cidade, a Central de Vacinas continuará a realizar ações nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), nas escolas e com o projeto Vacina Aqui.

As vacinas disponibilizadas na campanha de multivacinação para crianças são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), DTP (tríplice bacteriana) e Varicela.

Para os adolescentes, estarão disponíveis as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal estão empenhadas na campanha, incluindo as Unidades Matriciais de Saúde (UMSs), que têm horário de atendimento estendido até às 20h, de segunda a sexta-feira.