WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR

DENGUE..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

29/11/2022

Bate-papo com alunos da rede municipal aborda violência contra a mulher

Foto: Divulgação

Bate-papo on-line, nesta terça-feira (29), debateu a violência contra a mulher com alunos de grêmios estudantis das escolas municipais de Uberaba. A iniciativa faz parte da campanha do Laço Branco da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) para envolver homens na luta contra a violência de gênero.

 

O encontro foi conduzido pela gerente do Centro Integrado da Mulher (CIM), Juciara Moura, e pela assistente social da unidade Camila Ribeiro. Vinculado à Seds e à frente da campanha, o CIM presta acolhimento, orientação e atendimento psicossocial à vítima de violência doméstica.

 

Durante 1h30, as profissionais conversaram com os alunos sobre a origem do "Laço Branco", os tipos de violência contra a mulher (física, psicológica, moral, patrimonial e sexual), ciclo de violência e machismo estrutural. A equipe também abordou a Lei Maria da Penha, os principais órgãos da rede de proteção à mulher e canais de denúncia.

 

"Quando a gente traz essa discussão para o âmbito da escola, é porque nós sabemos que vocês, adolescentes, jovens, estão começando os relacionamentos. Então são pequenos detalhes que fazem a diferença", pontuou a gerente do CIM, destacando o caráter preventivo da ação e a importância da formação de multiplicadores da mensagem.

 

Lançada nesta segunda (28), a campanha do Laço Branco no Município segue até 6 de dezembro - Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.  Nesta quarta (30), será a vez da equipe do CIM se reunir, de forma presencial, com servidores da Codau para mobilizá-los na causa. A mesa de debate “Papel dos homens no combate à violência contra a mulher” também integra a programação, no dia 1º de dezembro, na sede da OAB. O debate contará com representantes da Prefeitura, Ministério Público, OAB, Conselho da Mulher, entre outros órgãos.

 

Já no dia 5 de dezembro, o encontro será com guardas municipais. Na ocasião, a delegada de Orientação e Proteção à Família, Mariana Pontes, e integrante da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) da Polícia Militar falarão sobre humanização no atendimento à vítima de violência. Por fim, debate técnico entre a rede de proteção à mulher encerrará a campanha no dia 6, no Fórum de Uberaba. A discussão girará em torno do trabalho da rede no enfrentamento da violência contra a mulher.

 

Campanha - O Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres foi instituído no Brasil pela Lei 11.489/2007. A data remete à tragédia ocorrida em 1989, no Canadá, quando um jovem invadiu uma sala de aula, ordenou que os homens se retirassem e começou a atirar, assassinando 14 mulheres pelo fato de não suportar que elas estudassem Engenharia, curso tradicionalmente masculino. O episódio levou um grupo de homens canadenses a criar a campanha, definindo o laço branco como símbolo da não violência contra a mulher.

OUTRAS NOTÍCIAS