20/09/2022

Alunos da rede municipal participam da 3ª edição da Olimpíada de Empreendedorismo e Inovação

Foto: Freepik

Lançada no dia 1° de setembro, a 3ª Olimpíada de Empreendedorismo e Inovação movimenta os alunos do 6º ao 9º ano, que integram os Grupos de Liderança/Jovens Empreendedores das escolas de Ensino Fundamental da rede municipal.

A edição 2022, que será desenvolvida em cinco etapas, tem como tema “Aspirante Geoparque Uberaba”. Ao todo, mobiliza 25 escolas da rede municipal e mais de 400 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.

A olimpíada é promovida por meio de parceria entre o Governo Municipal/Secretarias de Educação (Semed) e Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Sebrae-MG, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Geoparque Uberaba.

Analista de gestão da Semed e assessora dos Grupos de Liderança/Jovens Empreendedores, Luciane Ioná Aita, informou que as equipes inscritas na olimpíada deverão propor geoprodutos referentes aos patrimônios do Aspirante Geoparque Uberaba.

“Os alunos e alunas aprenderão a desenvolver produtos inovadores em áreas como a sustentabilidade, a ecologia e o patrimônio cultural, produtos esses que possam ser inseridos no mercado, quando, ao mesmo tempo, poderão se tornar fonte de renda para as famílias da comunidade local e afins”, disse ela.

Todas as propostas serão apresentadas na Feira de Ideias que será realizada no mês de novembro, encerrando as atividades, completou Luciane, lembrando que Uberaba pleiteia o título de Geoparque, pois agrega em sua esfera cultural o trinômio “dinossauro, zebu e Chico Xavier”.

Atividades - Os Grupos de Liderança desenvolvem atividades no contraturno, sendo uma das diretrizes dos Jovens Empreendedores, estimular a autonomia e o protagonismo dos educandos, tendo em vista o desenvolvimento de cada um deles, assim como o preparo para o exercício da cidadania, pontuou a chefe do Departamento de Arte e Cultura, Cinara Guimarães.

Ela destacou que a olimpíada é uma competição entre os Grupos de Liderança/Jovens Empreendedores das unidades de ensino da rede municipal, que tem por objetivo disseminar a cultura e a educação empreendedora.

“Estimulamos o diálogo com problemas reais da comunidade, auxiliando os jovens a desenvolverem habilidades empreendedoras e de incentivo ao protagonismo estudantil na valorização dos bens culturais presentes nos locais em que vivem”, completou Cinara.